Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O que fazer para ficar com o nome limpo

Publicado em 08/06/2016 Editoria: Economia Comente!


Fotos: Shutterstock

Fotos: Shutterstock

Você está com o nome sujo e não vê a hora de se livrar desta situação? O desejo de resolver as pendências financeiras já é um bom caminho. Por onde começar, como limpar o nome e ficar com as contas em dia?

“A primeira coisa é tomar conhecimento das dívidas, saber para quais empresas se está devendo e o valor que se deve”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista SCPC.

Depois de saber exatamente o quanto e para quem você deve, é hora de organizar as finanças para quitar as dívidas. Ao procurar os credores, tente renegociá-las. Veja se é possível mudar prazos e juros. Eles também têm interesse em receber e por isso podem procurar formas de facilitar o pagamento.

Todo o esforço para limpar o nome valerá à pena. É importante se afastar de empréstimos, do uso do cartão de crédito e do cheque especial. Neste momento, é fundamental repensar o que houve de errado, para que futuramente você não caia no mesmo ciclo de dívidas. Além disso, vale ressaltar que os juros da economia do País estão em 14,25% ao ano – patamar elevado e que acaba encarecendo o crédito oferecido no mercado. Se no passado você teve dificuldade de arcar com suas dívidas, neste momento é ainda mais arriscado fazer novos empréstimos.

O prazo para ficar com o nome limpo é de cinco dias úteis após o pagamento da dívida ou de renegociação. Na segunda opção, a partir do momento em que a primeira parcela for quitada, o nome deve permanecer limpo, de acordo com Calife. Para verificar se seu nome está fora do cadastro de inadimplentes, basta consultar os sites dos órgãos de proteção ao crédito citados acima.

Se você tentar limpar o seu nome e tiver alguma dificuldade, deve procurar o credor para esclarecimentos. Já se tiver sofrido uma cobrança indevida ou tiver sido vítima de fraude, acione o Procon. Se isso não for suficiente, é o caso de procurar a Justiça.

Uma vez que seu nome estiver limpo, não se descuide. Planeje o orçamento todos os meses e esforce-se para ter mais disciplina com o dinheiro. Gaste de forma consciente e evite comprar por impulso. Afinal, você não vai querer ficar com o nome sujo novamente.

› FONTE: Clozel Comunicação

Comentários