Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

BRDE comemora 55 anos com exibição de filmes da região Sul no Cinema do CIC

Publicado em 07/06/2016 Editoria: Cultura Comente!


A Mostra de Cinema Brasileiro BRDE exibirá gratuitamente filmes realizados com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual que tem o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) como agente financeiro, de quarta-feira (15/06) a sábado (18/06), no Cinema do CIC, em Florianópolis. O evento integra as atividades de comemoração aos 55 anos de fundação do Banco e tem parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Na programação estão sete filmes, dentre eles o longa-metragem catarinense Xucro – Oração do Amor Selvagem, do diretor Chico Faganello, que será exibido em sessão especial para convidados, no dia 15 de junho (quarta-feira), e também em sessão aberta e gratuita, no dia 18 de junho (sábado). Integram a Mostra as animações Até que a Sbórnia nos Separe e Bruxarias; o documentário Iván; e três longas de ficção: Beira-MarPara Minha Amada Morta e Real Beleza. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis em guichê no hall do Cinema do CIC uma hora antes de cada sessão.

Em 2015, o BRDE expandiu ainda mais sua atuação como agente financeiro do FSA com o lançamento de treze chamadas públicas. O apoio regional ao setor audiovisual se deu por meio das linhas Suplementação Regional e TVs Públicas, diversificando territorialmente o alcance dos recursos do Fundo. No ano passado, foram firmados 350 contratos, totalizando R$ 242 milhões. Na Região Sul, foram contratados 42 projetos que somaram R$ 21 milhões.

Programação aberta e gratuita:

Dia 16 de junho (quinta-feira)

14h30: Iván (de Guto Pasko / Documentário / PR)

Sinopse: O filme narra o emocionante retorno do refugiado ucraniano no Brasil Iván Bojko à sua terra natal, 68 anos depois, já aos 91 anos de idade.

20h: Para minha amada morta (De Aly Muritiba / Ficção / PR)

Sinopse: Fernando; um bom homem que cuida do seu filho único, Daniel, um menino tímido e sensível. Depois da morte de Ana, sua esposa, todas as noites Fernando recorda o seu amor, arrumando as coisas de sua amada morta. Um dia ele encontra uma fita VHS, que mudará tudo.

Dia 17 de junho (sexta-feira)

14h30: Até que a Sbórnia nos separe (De Otto Guerra e Ennio Torresan Jr / Animação / RS)

Sinopse: O que acontece quando o muro que separa um pequeno país do resto do mundo cai acidentalmente? Tranquilo e parado no tempo, o povo da Sbórnia é agora atingido pelos ventos da modernidade vindos da cidade grande.

20h: Real beleza (De Jorge Furtado / Ficção / RS)

Sinopse: Filme conta a história de João, um fotógrafo que procura candidatas à modelo em cidades do interior gaúcho. João conhece uma jovem de rara beleza, Maria, e acaba se envolvendo com a mãe dela, Anita. O pai da menina, Pedro, não quer deixar que ela seja modelo. João se apaixona por Anita e agora quer levar embora mãe e filha.

Dia 18 de junho (sábado)

14h30: Bruxarias (De Virginia Curia Martinez / Animação / RS)

Sinopse: História voltada para o público infantil, sobre uma menina de dez anos que vive uma aventura para salvar a avó e os segredos de sua família. Trabalhando com a mística das bruxas e a preparação de poções mágicas, o filme estimula a discussão sobre temas como natureza, folclore, imaginário popular, relações familiares/geracionais e tecnologia. Com pitadas de bom humor, a jornada desta heroína, que descobre ser de uma linhagem de feiticeiras e que tem nas receitas da avó um valioso tesouro, será contada através da linguagem fantástica da animação.

17h: Beira-Mar (De Filipe Matzembacher e Marcio Reolon / Ficção / RS)

Sinopse: Durante o inverno, dois jovens viajam ao litoral gaúcho. Martin precisa visitar parentes distantes, em busca de um documento para seu pai. Tomaz aceita acompanhá-lo nessa jornada, aproveitando a oportunidade para se reaproximar do amigo.

Os dois passam os dias imersos em um universo próprio, expostos à família que rejeita Martin e à estranha distância que surgiu entre ele e Tomaz. Alternando entre distrações corriqueiras, reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os garotos se abrigam em uma casa de vidro, à beira de um mar frio e revolto.

20h: Xucro – Oração do Amor Selvagem (De Chico Faganello / Drama / SC)

Sinopse: No fim dos anos 1970, em uma sociedade isolada no interior que vive a ascensão de novas religiões e seitas, um homem desafia as leis divinas e viaja para defender os seus princípios e a sua liberdade. Mas o que parecia ser a felicidade em um vilarejo de crentes, torna-se um labirinto de ciúme, fanatismo e violência.

› FONTE: Imprensa BRDE

Comentários