Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Programa Pedalesc visa incentivar uso de bicicletas por funcionários da casa

Publicado em 02/06/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Será que se aprovado os servidores vão mesmo utilizar?

Com objetivo de fomentar o uso de meio de transporte alternativo, o deputado João Amin (PP) apresentou Projeto de Resolução que dispõe sobre a criação no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina do programa Pedalesc, que tem por finalidade promover o uso da bicicleta para o deslocamento dos servidores ao trabalho.

Para atender este fim a proposta prevê que a Assembleia deverá providenciar em até 180 dias a instalação de vestiários, tanto feminino como masculino, com pelo menos três chuveiros, além de bicicletário para pelo menos vinte bicicletas.

Em sua justificativa, o parlamentar salienta que é de conhecimento de todos os problemas enfrentados pelos munícipes de Florianópolis relacionados a mobilidade urbana e que os estudos mais recentes incentivam com veemência o uso de meios de transporte alternativos como forma de melhorar a mobilidade urbana dos grandes centros.

Segundo João Amin, "além de contribuir para a mobilidade urbana da região, a aprovação desta Resolução vai incentivar os servidores da Assembleia Legislativa à prática de exercício físicos e também servir de exemplo para que outros órgãos públicos tomem medidas similares."

Vale lembrar que o deputado apresentou Projeto de Lei, em tramitação na Casa, que cria o Sistema Cicloviário no Estado de Santa Catarina. A ideia tem ampla abrangência, mas basicamente impõe a integração aos sistemas viários e de transporte dos municípios catarinenses, de modo a incentivar e alcançar a utilização segura da bicicleta como veículo de transporte.

A proposição está fundamentada nos princípios da acessibilidade universal; segurança nos deslocamentos das pessoas; equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros; eficiência, eficácia e efetividade na circulação de pessoas; dignidade da pessoa humana; desenvolvimento sustentável; integralidade em saúde; e gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação.

› FONTE: Agência AL

Comentários