Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Instituto IDEAL promove 7º Seminário Energia + Limpa, em Florianópolis

Publicado em 30/05/2016 Editoria: News Comente!


Evento ocorre na quarta-feira (01/6), na FIESC, e terá como foco a popularização da geração distribuída

 

Como popularizar a adoção de micro e minigeradores de energia renovável, em empresas e residências? Esta é uma das respostas que o Instituto IDEAL e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), organizadores da 7ª edição do Seminário Energia + Limpa, querem ouvir de especialistas brasileiros na quarta-feira (1º), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis/SC. Com enfoque em geração distribuída, cases de sucesso e desafios do setor fotovoltaico, o Seminário inova ao apresentar, além de dois painéis de debates com os principais especialistas em energias renováveis do país, um workshop sobre micro e minigeração FV, que ocorre no período da tarde. Nessa atividade, serão discutidos padrões de conexão à rede, retorno financeiro e alterações na Resolução Normativa 482, da ANEEL. O evento abre o mês de mobilização pelo meio ambiente.

 

O primeiro painel, a partir das 9h30, será moderado pelo presidente do Instituto IDEAL, Mauro Passos, e integrada por Otmar Josef Müller, presidente da Câmara de Energia da FIESC; Rodolfo de Sousa Pinto, presidente da Engie Solar, e Felipe Castro do Couto, gerente de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A temática será a popularização da geração distribuída, com enfoque no setor empresarial. Anterior ao painel, da mesa de abertura, participarão apoiadores do Instituto IDEAL e acontecerá o lançamento nacional do vídeo do América do Sol, o maior programa de disseminação da energia solar fotovoltaica no Brasil.

 

Marco Aurélio Lenzi Castro, especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); Daniel Chang, assessor de captação de recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Marco Olívio Morato de Oliveira, analista de gerência técnica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e o coordenador de mudanças climáticas e energia do WWF-Brasil, André Nahur, dividirão o mesmo painel na manhã do dia 1°, a partir das 10h45. O tema é a popularização da geração distribuída nas cidades.

 

Do discurso à prática

 

O workshop é um dos destaques desta edição do Seminário, sendo aberto por especialista da ANEEL com um &39;passo a passo para ter um sistema FV conectado à rede&39;. Normas técnicas e procedimentos para micro e minigeração, inclusive comparação entre regiões, é o segundo tópico da tarde. Neste, teremos a colaboração da CELESC e da Quantum Engenharia. Já o debate sobre a &39;contabilidade da energia solar&39; contará com a expertise da Solar Energy do Brasil. Para encerrar à tarde, teremos ainda a apresentação de um case empresarial com a participação da Sicoob Ecocredi, de Três Coroas, no Rio Grande do Sul.

 

Como em edições anteriores, integra também a programação do Seminário Energia + Limpa, uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar (Fotovoltaica/UFSC), no dia 2 de junho, oportunidade em que os participantes conhecerão os geradores solares FV integrados aos prédios do Laboratório. A visita ocorrerá em dois horários, às 10 e às 14 horas. Para participar, confirme interesse no momento do credenciamento, no dia do Seminário. O Laboratório Fotovoltaica/UFSC está localizado no Sapiens Parque, na Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis/SC.

 

Para mais informações de localização, acesse https://goo.gl/maps/YDE7eDdkJ8k. O transporte ao local da visita é por conta do interessado. Todas as atividades do Seminário são gratuitas e abertas ao público, porém, na FIESC, o foro é limitado a 170 pessoas . O credenciamento no dia 1° de junho ocorrerá a partir das 8h30.

 

A produção do vídeo do América do Sol foi realizada pelo renomado cineasta socioambiental, Todd Southgate, diretor de "Desculpe pelo Transtorno, a História do Bar do Chico". O audiovisual tem versões legendadas ao espanhol e ao inglês e teve o apoio da Eletrosul Eletrobrás, Organização Latino-Americana de Energia (OLADE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

› FONTE: Larissa Cabral

Comentários