Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Festival de Cinema Europeu em cartaz na Fundação Cultural Badesc

Publicado em 27/05/2016 Editoria: Cultura Comente!


foto divulgação

foto divulgação

O Cineclube da Fundação Cultural Badesc exibe, entre os dias 27 de maio a 3 de junho, a 12ª Festival de Cinema Europeu

O evento é realizado em outras sete capitais brasileiras mais o Distrito Federal e foi criado para festejar o Dia da Europa (9 de maio) e para fortalecer as relações entre o Brasil e o Velho Continente.

O Festival este ano tem como tema "Convivências", e para tanto, foram selecionados 15 filmes que abordam o tema em diferentes perspectivas, desde os dilemas sociais entre países distantes até familiares.

Na Fundação Cultural Badesc serão exibidos gratuitamente os filmes Uma separação, Só o melhor para o nosso filho, Ocidente Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus, As ovelhas não perdem o trem, A variável humana, O Limpador, Aglaja, Hope, O Ocidente, Feliz Para Morrer, Fair Play, O Casamento Silencioso, O idealista e Boas Vibrações e O vale Sombrio.

Programação

Dia 27, sexta-feira

16h Uma Separação: (A Separation) de Karin Ekberg. Suécia. 2014. 70 min. Documentário. Livre - Tudo bem jogar fora seu velho vestido de casamento? O que fazer com as taças de cristal que ninguem quer? Uma Separação de Karin Ekberg é um documentário tragicômico que explora os últimos atos de um longo casamento. Um filme sobre a busca tentativa de um recomeço, quando algo – por fim e infelizmente – acaba.

17h30 Só o melhor para o nosso filho: (Het beste voor Kees) de Monique Nolte. Países Baixos. 2014. 87 min. Documentário. Livre - Kees tem 49 anos, é autista e ainda mora com seus pais. O amor deles deu a Kees a possibilidade de desenvolver como um adulto relativamente independente. Mas o que acontecerá quando os pais do Kees, agora com 80 e 83 anos, não puderem mais cuidar dele?

19h30 Ocidente: (Westen) de Christian Schwochow. Alemanha. 2013. 102 min. Drama. 12 anos - No fim dos anos 70, na Alemanha Oriental, o marido de Nelly, um físico russo, viaja para participar de uma conferência, mas não volta para casa. Três anos mais tarde, Nelly tem o objetivo de se casar com um homem do lado ocidental para que seu filho Alexej tenha uma vida melhor.

Dia 28, sábado

15h30 Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus: de Francisco Manso, João Correa. Portugal. 2011. 90 min. Drama. 12 anos - Com a invasão de França pelas tropas nazis, milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de obterem um visto para Portugal. O filme revisita a história do herói português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial e desvenda a consciência e coragem de um homem que ousou desafiar Salazar inscrevendo o seu nome na história da humanidade.

17h30 As ovelhas não perdem o trem: (Las ovejas no pierden el tren) de Alvaro Fernández Almero. Espanha. 2014. 103 min. Comédia. 12 anos - Uma turma de amigos de meia idade afronta as mudanças da sociedade atual. A falta de trabalho, a necessidade de se reciclar, as histórias de amor que poucas vezes seguem o "para sempre" e a sensação de que as coisas não são como tinham nos falado.

Prêmios: Comédia Cluj – Festival Internacional de Cinema – Seleção Oficial

19h30 A variável humana: (La variabile umana) de Bruno Oliviero. Itália. 2009. 83 min. Drama. 14 anos - Depois do assassinato, em Milão, de um empresário intimamente ligado à política, um delegado é forçado pelo superior a assumir o caso que logo se tornará muito delicado. Na mesma noite nos quartos da delegacia de polícia também entra Linda, sua filha, presa porque encontrada na posse de sua pistola de serviço.

A pesquisa o levará em contato com um mundo metropolitano decadente e corrupto e com implicações inesperadas que irão forçá-lo a enfrentar a sua vida pessoal e o seu papel de pai que tinha negligenciado após a morte de sua esposa.

Dia 30, segunda-feira

17h O Limpador: (Cistic) de Peter Bebjak. Eslováquia. 2015. 94 min. Drama. 16 anos - Tomás é um jovem não muito sociável. Ele vai ao psiquiatra e conta que às vezes sai para tomar cerveja com os amigos, mas na verdade fica escondido observando a rotina dos vizinhos. Um dia se apaixona por uma jovem de um dos apartamentos em que observa,  Kristina. Logo Tomás percebe que há algo de errado com a família dela.

19h Aglaja: de Krisztina Deák. Hungria. 2012. 116 min. Drama. 16 anos - História da infância e adolescência de Aglaja, filha de uma família de artistas circenses do Leste Europeu. Para alcançar o sucesso, sua mãe gasta todo o dinheiro da família para realizar um número perigosíssimo: ficar pendurada pelos cabelos no domo do circo. Toda noite, Aglaja é aterrorizada pelo medo de perder sua mãe.

Dia 31, terça-feira

17h Hope: de Lojkine Boris. França. 2014. 86 min. Drama. Livre - Léonard salva Hope da morte em pleno deserto do Saara. Ele é camaronês, ela nigeriana, e os dois alcançar a Europa. Defendendo-se dos perigos da área hostil, eles firmam uma parceria que logo evolui para romance. Prêmios: Semana da Crítica no Festival de Cannes 2014. Prêmio da Crítica no Festival de Hamburg

19h Ocidente: (Westen) de Christian Schwochow. Alemanha. 2013. 102 min. Drama. 12 anos - No fim dos anos 70, na Alemanha Oriental, o marido de Nelly, um físico russo, viaja para participar de uma conferência, mas não volta para casa. Três anos mais tarde, Nelly tem o objetivo de se casar com um homem do lado ocidental para que seu filho Alexej tenha uma vida melhor.

Dia 1, quarta-feira

17h Feliz Para Morrer: de Matevž Luzar. Eslovênia. 2013. 100 min. Comédia dramática. Livre - Ivan, um professor de música aposentado, já está cansado da vida. Pronto para morrer, compra uma tumba e entra num lar de idosos. Porém, num curso de informática ele redescobre a paixão de viver.

19h Fair Play: De Andrea Sedlácková. República Tcheca. 2014. 100 min. Drama. 12 anos - Década de 80 na Tchecoslováquia. A jovem atleta Anna está selecionada para os Jogos Olímpicos. Como parte da preparação, ela é colocada em um "programa médico" secreto onde é dopada com esteroides anabolizantes.

Dia 2, quinta-feira

17h O Casamento Silencioso: De Hora?iu Malaele. Romênia. 2008. 87 min. Comedia, Drama. 16 anos - Quando um casamento é interrompido pela notícia sobre a morte de Stalin, os participantes decidem transformar este evento feliz em um casamento em silêncio. Porém após alguns copos de bebida eles esquecem do voto que fizeram.

19h O Idealista: De Christina Rosendahl. Dinamarca. 2015. 114 min. Suspense. 10 anos - Jornalista investiga o acidente de um avião americano com bombas de hidrogênio que caiu na Groenlândia durante a Guerra Fria. Enquanto isso, doenças mortais afetam os trabalhadores que foram escalados na época para limpar o local.

Dia 3, sexta-feira

17h Boas Vibrações: De Lisa Barros D&39;Sa, Glenn Leyburn. Irlanda. 2012. 103 min. Biografia, música. 16 anos - Lutando contra a oposição política e pessoal, Terri Hooley abre uma loja de discos e torna-se o padrinho do cenário punk da Irlanda do Norte, lançando bandas como a "The Undertones".

19h O Vale Sombrio: De Andreas Prochaska. Áustria. 2014. 115 min. Western. 12 anos - Greider, fotógrafo americano, busca abrigo em uma vila, o que consegue somente ao dar todas as suas economias para Hans Brenner, chefe autoritário do local. Logo comprovamos que Greider não é quem diz ser e há motivações obscuras por trás do seu interesse na vila reprimida pelos Brenner.

Confira abaixo uns dos filmes que será exibido no festival:O Vale Sombrio

› FONTE: CCR Gestão de Comunicação

Comentários