Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Em evento na Federação das Indústrias, Colombo defende urgência na promoção de reformas políticas e econômicas

Publicado em 20/05/2016 Editoria: Logística e Indústrias Comente!


Foto: Jaqueline Noceti/Secom

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

A urgência na promoção de reformas políticas e econômicas foi defendia pelo governador Raimundo Colombo em discurso na manhã desta sexta-feira, 20, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc)

"É preciso aproveitar o momento para que o novo Governo Federal tome as medidas necessárias de forma corajosa, revendo pontos como a previdência e promovendo uma legislação mais moderna no ponto de vista trabalhista. Se não fizermos essas mudanças agora, perdemos o controle da situação. A crise é grave e estamos diante do risco de colapso no serviço público", discursou.

O governador participou da entrega da Ordem do Mérito Industrial e Mérito Sindical de Santa Catarina, evento que marcou o encerramento da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense. "Homenagear significa reconhecer e, ao destacar, consolidar como referência essas personalidades tão importantes para Santa Catarina", afirmou Colombo.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, destacou a importância da jornada ao promover debates em torno de temas como competitividade industrial, inovação, educação e qualidade de vida. E também lembrou do conturbado momento que enfrenta o país do ponto de vista político e econômico. "É preciso seguir adiante. A Fiesc defende que o novo governo adote as medidas necessárias para a retomada da confiança no país, como a promoção da sustentabilidade tributária e da segurança jurídica. O país não mudará de um dia para o outro, mas é preciso começar e a indústria está pronta para somar seus esforços", discursou.

Côrte agradeceu, ainda, pelos esforços do governador Colombo ao defender os interesses de Santa Catarina no âmbito nacional e a constante parceria do Governo do Estado com a classe industrial.

Mérito Sindical

A federação entregou o Mérito Sindical a 17 sindicatos de indústria que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e que permanecem filiados à Fiesc por um longo período (25 anos, 30 anos, 40 anos ou 50 anos).

Mérito Industrial

Criada em 2000, a Ordem do Mérito Industrial reconhece, por ano, até cinco personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria catarinense. Instituída pela Fiesc, a comenda é o mais alto reconhecimento da indústria do Estado. Neste ano, os homenageados foram Cecília Ana Rubini Menegotti (Malhas Menegotti), Cesar Gomes Junior  (Portobello), Colombo Machado Salles (ex-governador de SC) e Ninfo Valtero König (Atrio Hotéis). Conheça abaixo o perfil dos homenageados:

Cecília Ana Rubini Menegotti: nascida em Jaraguá do Sul em 1949, iniciou sua carreira como professora e, anos mais tarde, fundou a empresa Malhas Menegotti. A empresa, no princípio, destinava-se ao comércio de malhas e artigos do vestuário, atendendo exclusivamente no varejo. Em 1983, passou a fabricar e tingir malhas para fornecer às confecções de pequeno porte. Em 2004, fundou a empresa AMC Têxtil, dona de marcas reconhecidas, como Colcci, Forum e Triton. O grupo possui seis parques industriais que empregam 3,5 mil trabalhadores. Cecília Menegotti destaca-se ainda pelas ações sociais que promove em prol da sociedade. Além de ser atuante na Rede Feminina de Combate ao Câncer, sua indústria apoiou a construção de uma creche em Itajaí e financiou melhorias no Hospital e Maternidade Jaraguá.

Cesar Gomes Junior: natural de Tijucas, é formado em administração pela Udesc. Além de ser diretor-presidente da Portobello, indústria de revestimentos cerâmicas do município de Tijucas fundada por seu pai, é vice-presidente do Conselho de Administração da companhia e diretor da Pointer Revestimentos Cerâmicos, empresa que pertence ao mesmo grupo. Em sua gestão adotou a meritocracia como estratégia para motivar seus colaboradores. Em 2015, a Portobello inaugurou fábrica em Alagoas, com capacidade para produzir 1,5 milhão de metros quadrados de revestimento. A empresa é hoje uma das maiores do setor de revestimentos cerâmicos da América Latina, emprega três mil colaboradores, produz 30 milhões de metros quadrados de revestimento e planeja ampliar as exportações de 20% para 30% em 2016.

Colombo Machado Salles: nascido em Laguna, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná. Completa 90 anos nesta sexta, 20 de maio. Foi governador do Estado de Santa Catarina de 1971 a 1975, tendo como vice o empresário Atílio Fontana, da Sadia. Durante seu governo, criou o Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Badesc). Também instituiu o Plano de Desenvolvimento Catarinense, que consistia em ações voltadas às telecomunicações, transportes, extensão e assistência técnica rural, distribuição de energia elétrica, criação de conselhos comunitários, medicina preventiva, entre outras. Entre suas maiores contribuições estão a obra do aterro da Baía Sul, na Capital, e a construção da ponte Colombo Machado Salles, que leva seu nome por decisão da Assembleia Legislativa.

Ninfo Valtero König: natural de Joinville, começou a trabalhar aos oito anos como ajudante do pai numa microempresa de calçados. Atuou nas empresas Lumière, do setor têxtil, Alva, fabricante de máquinas de lavar roupa, e na Tigre. Em 1977, fundou sua primeira empresa, a Akros, que chegou a registrar crescimento médio de 25% ao ano de 1982 a 1999. Em sua empresa, implantou a estratégia de administração participativa, estimulando os colaboradores a agirem como donos do negócio, o que impactou positivamente nos resultados. É economista graduado pela Univille e presidente da Valorem Securitizadora de Crédito. Além disso, é conselheiro da Átrio Hotéis S/A, empresa com sede em Joinville. Hoje, o empreendimento conta com 903 colaboradores, 24 hotéis prontos, além de 12 em construção.

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários