Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Colégio Maria Luiza de Melo participa da Campanha Faça Bonito São José

Publicado em 19/05/2016 Editoria: São José Comente!


Os alunos e professores assistiram a uma palestra sobre prevenção e violência contra crianças e adolescentes

O dia 18 de maio foi escolhido como a data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Para marcar esta mobilização, 225 estudantes dos 4º, 5º e 6º anos do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, participaram, nesta quarta-feira (18), da campanha Faça Bonito São José.

O evento, realizado no auditório do colégio, contou com a presença da psicóloga Ana Brasil e da assistente social Thayse Pinheiro que palestraram sobre prevenção, violência, vulnerabilidade e risco. Após a palestra, a aluna egressa Jéssica Daussen cantou a música 93 Million Miles e abriu espaço para um momento de descontração em que todos cantaram acompanhando a melodia.

O Projeto Hora do Conto Itinerante fez uma participação especial no evento e relembrou a história de Araceli, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Em 2000, a data da morte de Araceli foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional. "Esse caso ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações como essa ainda se repetem, por isso estamos aqui, para alertar e orientar as crianças e os adolescentes", assinalou a professora e contadora de histórias Patrícia Santos Pereira.

A diretora dos anos iniciais do Colégio Maria Luiza de Melo, Rosicléa da Silva Guarezzi, destacou a importância das ações e deixou claro que a escola é parceira em todos os momentos. "Estamos atentos e preparados para auxiliar as nossas crianças e adolescentes, pois sabemos que este é um assunto delicado, mas que existe e precisamos enfrentá-lo com responsabilidade". Citou ainda o Disque 100 como uma importante ferramenta disponível à população para receber denúncias de forma anônima.

Promovida pela Rede de Proteção às Pessoas em Situação de Violência de São José, a campanha Faça Bonito São José conta com a participação de integrantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Delegacia de Desaparecidos, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, parceiros e órgãos municipais. A rede desenvolve ações com ênfase na prevenção, combate e incentivo a denúncia do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A Secretaria Municipal de Educação está presente nas instituições de ensino, por meio dos agentes de referência do EMFRENTE (Enfrentamento e Manejo das Violências Infanto-juvenis).

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários