Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Incentivo à leitura: dê um livro de presente para seu filho neste Dia das Crianças

Publicado em 12/10/2013 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Além da comemoração já conhecida, outro motivo torna a data ideal para a compra de livros às crianças: no dia 12 é celebrado também, o Dia da Leitura.

Em meio às comemorações do Dia da Criança, em 12 de outubro, outro motivo torna a data ainda mais especial: o Dia da Leitura. Presentear os pequenos com um livro infantil podem proporcionar a eles, conhecimento e diversão em um único “pacote”. Segundo Cléo Busatto, escritora e contadora de histórias, as obras exercitam a imaginação dos pequenos e os preparam para o mundo real. “Um texto de boa qualidade literária auxilia na formação do ser humano, pois conduz a uma vivência simbólica, social e pedagógica”, observa a literária.

Como escolher?

Segundo uma pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a venda de livros no Brasil cresceu 7,2% em 2011. Mas todo cuidado é necessário: na hora de escolher o livro ideal para a criança, a atenção deve ser voltada à faixa etária indicada.

Até os cinco anos, as obras normalmente possuem efeitos e imagens em quantidade maior do que o texto e necessitam da leitura acompanhada de um adulto. “Um livro como esse, aproxima a criança do “objeto-livro” e atrai os pequenos que não tem a prática da leitura em casa”, complementa Cléo. “Ler para a criança é imprescindível. Na leitura a dois há partilha de afetos, troca de informações e a melhor compreensão do texto”, explica a escritora.

Biblioteca em casa

Formar uma “biblioteca” em casa é uma maneira de incentivo à leitura que traz resultados duradouros. As crianças podem compartilhar as obras com os irmãos e amigos e aumentar o interesse pela prática. “Comentar uma determinada leitura com outros coleguinhas pode fazer surgir novos interesses por assuntos e autores. Consequentemente, novas leituras irão aparecer, num ciclo saudável e divertido”, finaliza Cléo.

 

 

› FONTE: MMatsuo

Comentários