Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prólogo Primeiro estreia em SC no 10º FITA

Publicado em 17/05/2016 Editoria: Cultura Comente!


Prólogo Primeiro. Foto Gisele Knutes

Prólogo Primeiro. Foto Gisele Knutes

No total, o festival promove 36 apresentações até 20 de maio, em cinco cidades catarinenses

O espetáculo Prólogo Primeiro, da cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (Rio Grande do Sul), estreia em Santa Catarina no dia 17 de maio, no 10º FITA. O festival segue até 20 de maio, com 36 apresentações em 5 cidades catarinenses. 

"O grande start do espetáculo foi quando entramos em contato com a obra de Edward Gordon Craig. Ele foi um precursor dentro do espaço da cenografia teatral, dentro do espaço da dramaturgia e da concepção de atuação. Quando a gente contatou com esse universo dele, vimos que é muito do que a gente queria falar e do que a gente já estava experimentando nessa relação que equaliza as energias do ator e do objeto", afirma o diretor de Paulo Balardim.

O espetáculo, patrocinado da Petrobras, utiliza textos de Craig, montados pela primeira vez no Brasil, cinquenta anos após a morte deste controvertido diretor, dramaturgo, cenógrafo e teórico teatral que revolucionou o século XX com o seu "teatro do futuro" e sua "supermarionete".  A mescla do simbólico, do paródico e do místico presente em sua obra são apresentados de forma leve, fazendo refletir sobre a presença do ator em cena e também sobre diferentes modos de relacionar-se com o outro e com o mundo.

"Nesse espetáculo, temos muita coisa para dizer. A gente fala de relações, dos pontos de vista dentro das relações. Acho que algumas pessoas vão se identificar com alguns pontos de vista e vão colocar um olhar crítico sobre si mesmo", pontua a atriz Viviana Schames, que em prólogo Primeiro está em cena ao lado de Renato Turnes.

O espetáculo Prólogo Primeiro integra o cronograma de atividades do "Projeto Caixa do Elefante 25 anos". Com estreia em Porto Alegre no mês de abril, o espetáculo realiza quatro apresentações em Florianópolis e, em sequência, viaja em turnê nacional, passando por Curitiba, Belém, Palmas, São Paulo, Natal, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro.

FITA vai até 20 de maio

O FITA comemora 10 anos em 2016 com uma programação densa e contemporânea, além de democrática – mais de 60% da programação tem entrada gratuita para qualquer pessoa e todos os espetáculos são gratuitos para alunos de escolas públicas com presença previamente confirmada.

Até 20 de maio, serão 36 apresentações de 11 espetáculos - 5 catarinenses, 3 nacionais  e 3 internacionais - na Capital catarinense e outras quatro cidades do Estado: São José, Biguaçu, Balneário Camboriu e Joinville. Durante o festival, além e assistir aos espetáculos, o público poderá participar de três oficinas, mesa de conversa e visitar a exposição "Bonecos em cartaz", no hall de entrada do teatro Ademir Rosa (CIC).

O FITA tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, apoio cultural da SOFTPLAN, apoio do SESC/SC - Serviço Social do Comércio de Santa Catarina e apoio institucional da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos).

Serviço

O quê: Prólogo Primeiro, da Caixa do Elefante Teatro de Bonecos

Quando: terça, dia 17/5, 15h e 19h30; 18/5, 15h e 20h

Onde: TAC

Quanto: R$20,00 e R$10,00 (meia). // GRATUITOpara organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio.// Desconto de 50% na compra de até 2 ingressos para funcionários da Petrobras com crachá e para clientes do cartão Petrobras com cartão, nas cidades em que a Legislação permitir. 

Meia-entrada é destinada a estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão)

Veja o documentário sobre o espetáculo Prólogo Primeiro:

› FONTE: Letícia Kapper da Silva/Cultura Multimidia

Comentários