Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sarau reúne diversas expressões culturais no Mercado Público

Publicado em 16/05/2016 Editoria: Itapema Comente!


O Mercado Público Nelson Santos, no Centro de Itapema, foi palco de uma festa das artes no último sábado (14/05).

 O evento "O que será, que sarau?" juntou mais de 30 atrações da região, que, juntas, transformaram o local em um verdadeiro centro de intervenção artística. A iniciativa acontecerá uma vez por mês.

No melhor estilo lírico, poético e integrador, o "o que será, que sarau?", tal qual a música composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1976, "O que será? (A flor da pela)", que dentre todas as mensagens implícitas contra a ditadura, traz uma série de perguntas após o enunciado "O que será que será?", mostrou para as pessoas que a arte ainda tem seu espaço e a importância de lutar por ele.

A festa, mesmo que sem querer, utiliza-se da premissa de Chico e Gil na finalidade de deixar a pergunta no ar, como conta uma das organizadoras, Ana Paula Regert Ortiz. "Não pensamos na composição na hora de criar o evento, mas o significa mostrou-se esse. A pergunta nos disponibiliza diversas oportunidades, deixando a resposta no ar, deixando o tema aberto para que qualquer um possa mostrar sua arte. É assim que trabalhamos nosso Sarau, com diversos artistas da região se unindo e mostrando sua manifestação".

E foi nesse clima mesmo que as apresentações seguiram. Diversas pessoas declamando poesias, cantando suas músicas, apresentando seus quadros, desenhos, participando de oficinas, até cinema teve no local. A festa começou às 16h e terminou às 23h, com o gosto de quero mais.

"Fiquei muito contente ao saber que o evento será feito mais vezes, é uma forma de ocupar o Mercado Público e transformá-lo em um espaço artístico, a festa foi linda, agradeço e parabenizo a todos os responsáveis", disse a moradora de Itapema, Maike Boing, que acompanhou a festa.

O "O que será, que sarau?" contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapema, por meio de ações da equipe da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI). A Superintendente de FMCI, Gisele Mendes Mafra, acompanhou o evento e pontuou a importância de festas como essa. "Isso é muito bom para a nossa cultura, existem pessoas realmente incríveis na região e que quando se encontram trazem ao ambiente uma verdadeira festa de alegria. Estamos sempre juntos com essas pessoas que tem o objetivo de difundir a arte em nossa cidade", afirmou Gisele.

Novas edições

O evento "O que será, que sarau?" agora fará parte da programação mensal da FMCI. A próxima edição do evento está marcada para o dia 11 de Junho, com atrações especiais das festas juninas. A atividade será no Mercado Público Municipal, das 19h às 23h. Venha participar caracterizado para participar da tradicional quadrilha.

 

› FONTE: Prefeitura de Itapema

Comentários