Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fundação Catarinense de Cultura oferece oficinas gratuitas no interior do Estado

Publicado em 12/10/2013 Editoria: Educação Comente!


 

A Fundação Catarinense de Cultura leva para o interior do Estado um recorte dos trabalhos desenvolvidos nas Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura com o Projeto Vivências Itinerantes. Com duração de uma semana, nos dois períodos, a oficina destina-se a professores, arte-educadores, artistas e público interessado em arte. A proposta é alternar os trabalhos em várias regiões do Estado.

Do dia 21 a 25 de outubro, a FCC estará em Garopaba e, nos dias 18 a 22 de novembro, em Palhoça. Os municípios interessados para os próximos módulos precisam entrar em contato com a Diretoria de Difusão Artística pelo telefone (48) 3953-2314. As inscrições são gratuitas.

As oficinas

Cultura e Linguagem

A Oficina de Cultura e Linguagem introduz noções de cultura e linguagem no contexto da Arte e do fazer artístico. De maneira lúdica e interativa, a partir do som e da fala, da poesia, da música e da melodia, propõe-se um passeio pela percepção e expressão artística, ao mesmo tempo em que é oportunizada aos participantes a aproximação das demais linguagens artísticas vivenciadas em cada oficina e sua expressão de forma integrada.

Facilitador: Luiz Mesquita – Tradutor e Intérprete. Trabalha com cultura, linguagem e meio ambiente. Dedica-se, como forma de expressão artística, à música e à poesia.

Pintura

Dentro da contemporaneidade a pintura não é só o ato pictórico, tinta e pincel, mas sim todo um processo criativo que leva ao diálogo de material e ideias. Com este foco as oficinas de Pintura proporão para arte-educadores e público interessado em geral, investigar suas linguagens para melhor aproveitar os experimentos e os materiais empregados durante o percurso das mesmas. Orientar a manipulação de elementos básicos em benefício da busca de identidade pessoal em suas obras.

Número de vagas por turma: 10 pessoas.

Facilitador: Cássia Aresta – Artista plástica.

Papel Reciclado

A Oficina de Papel Reciclado tem como objetivo desenvolver a capacidade crítica do aluno através da prática da reciclagem, com a utilização de papéis, fibras, flores e outros materiais, explorando a linguagem do papel em sintonia com a produção artística contemporânea. Estimulando a construção criativa, através das emoções, vivências e memória, busca-se despertar o potencial criativo através da criação do papel, a linguagem visual e a percepção, introduzindo assim uma nova concepção de ver, de olhar o mundo.

Número de vagas por turma: 12 pessoas.

Facilitador: Patrícia Amante. Professora de Artes Plásticas/Educação Artística com especialização em ‘Linguagem Plástica Contemporânea’. Desde 1990 é responsável pela implantação de várias oficinas em diversas entidades públicas e privadas em Santa Catarina.

Gravura

A Oficina de Gravura trabalha com meios manuais na experimentação de técnicas e matrizes variadas, através da xilo e monotipia. Amplia o conhecimento e o universo perceptual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa histórica, técnica e plástica.

Número de vagas por turma: 12 pessoas.

Facilitador: Carlos Alberto Oliveira (Bebeto) – Artista Plástico. Professor nas Oficinas de Artes do CIC. Dedica-se ao ensino e à criação artística através da Gravura: Lito, Xilo, Monotipia e Gravura em Metal.

Teatro/Dança

A Oficina de Teatro e Dança aborda os fundamentos básicos na arte da encenação dramática como voz, gesto, uso do espaço cênico, contracena, improvisação, criação de personagens e dramatização de pequenas cenas. Une atividades práticas em torno da dança contemporânea, moderna e balé clássico sob novas perspectivas e relações com técnicas corporais de Hatha Ioga e educação somática. A improvisação, no que se refere à criação e à imaginação oportunizadas, vem a ser um método de ensino e também uma dança em si.

Número de vagas por turma: 30 pessoas.

Facilitador: Elke Siedler é bailarina da Siedler Cia de Dança, professora substituta da graduação em Teatro da UDESC, doutoranda em Comunicação e Semiótica (PC/SP) e sócio-proprietária da Célula Cultural Mané Paulo, em Florianópolis/SC.

Serigrafia

A Oficina de Serigrafia trabalha com técnicas gráficas e seus principais processos, valorizando a gravura como meio de expressão, assim como meio expressivo em diferentes linguagens artísticas. Desenvolve o conhecimento de alguns elementos básicos, como a orientação de gravura, impressão, multiplicação da imagem, e o uso de materiais alternativos como suporte.

Número de vagas por turma: 12 pessoas.

Facilitador: José Antonio Fagundes (Zé Fagundes). Formado em Artes Plásticas pela UDESC, atualmente ministra oficinas no Coletivo Artístico – Nacasa. Trabalha com serigrafia desde 1984.

Música

A Oficina de Música aborda o fazer musical a partir da brincadeira, do jogo lúdico entre o instrumento e o participante. Parte da concepção musical a partir do corpo e do instrumento como extensão deste. Introduz o ritmo como noção fundamental na construção musical. Instrumentos de percussão serão utilizados e ritmos brasileiros/africanos serão abordados. Busca dar aos indivíduos participantes a possibilidade da descoberta do ritmo e a motivação do fazer musical coletivo.

Número de vagas por turma: 15 pessoas.

Facilitador: Nicolas Malhomme - Músico/Percussionista

Serviço:

Projeto Vivências Itinerantes - Oficinas gratuitas

Garopaba: dias 21 a 25 de outubro

Palhoça: dias 18 a 22 de novembro

Informações: (048) 39532314

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários