Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Espetáculo Assemblage, da Udesc, entra em cartaz nesta sexta e tem entrada gratuita

Publicado em 11/10/2013 Editoria: Geral Comente!


O espetáculo Assemblage está em cartaz de outubro a dezembro, na Udesc Ceart, em Florianópolis. Com entrada gratuita, a peça foi criada pelos alunos da disciplina de Montagem Teatral, do curso de Teatro do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

As apresentações serão no espaço II da Udesc Ceart nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de outubro; 1º, 02, 29 e 30 de novembro e dia 1º de dezembro, sendo nas sextas e sábados às 20h e nos domingos às 19h.

Sobre o espetáculo
Dirigido pela professora do departamento de Artes Cênicas Jussara Xavier e protagonizado pelos estudantes da disciplina Montagem Teatral, o espetáculo foi realizado durante o ano de 2013.

Assemblage é uma palavra utilizada em diversos campos de conhecimento. Derivado do francês assembler, significa reunir, juntar, acumular. A ideia de realização de uma montagem cênica de teatro-dança como assemblage é a de reunir trechos de espetáculos já existentes e de diversos autores (como ready-mades) com composições do próprio elenco. A movimentação é composta e organizada por meio de livre associação, ou seja, sem tema predeterminado.

Dentre os artistas e companhias tomados como referência estão Anne Teresa De Keersmaeker e a companhia Rosas; Alain Platel e a companhia Les Ballets C dela B; Wim Vandekeybus e a companhia Ultima Vez; Lloyd Newson e o grupo DV8 Physical Theatre; Pina Bausch e a companhia Tanztheater Wuppertal; Meg Stuart e a companhia Damaged Goods.

Realizar cópias e releituras pode ser um meio para olhar e conhecer o passado, transitar por vários tempos-espaços, relacionar discursos e, de modo específico, problematizar as questões da originalidade, autenticidade e autoria no âmbito da arte.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários