Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Resultado de pesquisa turística em Palhoça será apresentado nesta terça-feira

Publicado em 09/05/2016 Editoria: Palhoça Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

67% dos visitantes escolheram visitar o município pelos atrativos naturais como a beleza das praias e os esportes radicais.

A Prefeitura de Palhoça vai apresentar na próxima terça-feira (10), às 16h, no gabinete do prefeito, o resultado da pesquisa de demanda turística realizada por meio de um convênio da Secretaria de Turismo do município com a Santa Catarina Turismo (Santur).  

O estudo teve como objetivo definir o perfil do turista que visita a cidade durante a temporada de verão.  Ele foi realizado em duas fases, de 21 a 27 de janeiro e entre os dias 17 e 23 de fevereiro.

O resultado apontou que cerca de 90% dos visitantes vieram de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Outros itens foram pesquisados como atividade remunerada, renda mensal, se viaja com frequência, sexo, faixa etária, meio de transporte utilizado e avaliação sobre a infraestrutura urbana do município, como a limpeza das praias, que foi avaliada entre regular e excelente por 87% dos turistas.  

Para o prefeito Camilo Martins o resultado da pesquisa mostra que os trabalhos estão no caminho certo. "Essa temporada foi muito positiva para o nosso município, a questão da balneabilidade das praias chamou atenção dos visitantes para Palhoça. Agora, com esse estudo conseguiremos analisar o que deu certo e o que ainda precisa melhorar, vamos focar nisso e nos preparar para a próxima temporada", destacou.

O secretário de Turismo, Alberto Prim enfatizou que essa é a primeira pesquisa de demanda do turismo realizada pela administração municipal em mais de dez anos e servirá de base para as próximas ações. "A pesquisa será encaminhada ao Conselho de Turismo Municipal, depois da avaliação dos itens vamos traçar um plano estratégico para a próxima temporada. Assim vamos ter ideia do que deve ser feito, principalmente em termos de infraestrutura para o turista e o morador de Palhoça", concluiu.

Além desses a Secretaria de Turismo trabalha em outros três importantes projetos para o município, no setor. 

Sinalização turística

A prefeitura de Palhoça finalizou o projeto de sinalização turística da cidade, que seguirá os critérios do Guia Brasileiro de Sinalização Turística e padrões internacionais. O valor total para sua implementação é de um pouco mais de R$ 1 milhão. O programa está tramitando no Ministério do Turismo, para a captação de recursos.  

A iniciativa consiste em indicar, por meio de placas pontos turísticos da cidade como Turismo de Aventura, Cultural, histórico, sol e mar e religioso.

"Traçamos uma rota que contempla, estrategicamente, todos os pontos turísticos da cidade. O objetivo é motivar os turistas a conhecerem nossas atrações, de maneira eficiente", destacou Prim.

Deck

A construção de um deck de madeira na avenida Aurora, na Praia do Sonho é outro projeto importante que está sendo finalizado pela Secretaria de Turismo.

O deck vai criar uma espécie de calçadão à beira da praia, só que de forma sustentável, respeitando e protegendo as dunas e a restinga.

Trapiches

A prefeitura prevê também a construção de três trapiches que devem ser instalados na Enseada de Brito, outro na Praia de Fora e na Praia do Sonho.

Assim que finalizados, os projetos devem ser encaminhados para o Patrimônio da União, para liberação de licenciamento.

› FONTE: Prefeitura de Palhoça Assessoria de Comunicação

Comentários