Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Filme premiado pelo edital de cinema é lançado no CIC

Publicado em 31/03/2016 Editoria: Cultura Comente!


Em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), a diretora Fabi Penna lança o filme Esplendidezas, no dia 6 de abril, às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita

Com roteiro escrito pelo pai da diretora, o cineasta Penna Filho, inspirado no universo bruxólico, descrito pelo mestre Franklin Cascaes, o curta-metragem foi vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema - edição 2013/2014, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Penna Filho, agraciado com a medalha Cruz e Sousa 2015 (in memoriam), faleceu no ano passado, aos 79 anos. Em Esplendidezas conta a história da família do pescador Maneco (Edio Nunes), que é vítima de embruxamento, quando a filha adotiva começa a perder a cor, a perder peso e fica desafeiçoada. Não tem crença nem superstição que resolva o problema até que Maneco procura uma benzedeira.

O roteiro de Penna Filho transita pelo realismo fantástico e dá luz à cultura popular. A bruxa se transforma em borboleta e para sua caçada é preciso alguns “petrechos, conforme orienta a benzedeira. A primeira suspeita recai sobre Noca (Giovana Rutkoski), a vizinha sempre presente, mas logo ela muda de opinião. A história é contada por Maneco em flashbacks no armazém de Jacinto (Antônio Cunha), seu compadre.

Esplendidezas foi filmado nas localidades da Barra da Lagoa e Fortaleza da Barra da Lagoa.

Serviço

O quê: Lançamento do curta-metragem Esplendidezas

Quando: 6 de abril

Horário: 20h

Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Irineu Borhausen, 5.600 - Agronômica

Entrada Gratuita

Ficha Técnica:

Direção: Fabi Penna

Roteiro: Penna Filho

Direção de Fotografia: José Penna Zandonai

Música: Sílvia Beraldo

Edição de Som: Nelson Fonte

Montagem: José Penna Zandonai

Produção Executiva: Guido Zandonai

Direção de Arte: Fabi Penna

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários