Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O Aniversário de São José está chegando e prefeita Adeliana Dal Pont vistoria obras com a imprensa

Publicado em 16/03/2016 Editoria: São José Comente!


UBS Ceniro Martins/Fotos: Daniel Oliveira - Secom/PMSJ

UBS Ceniro Martins/Fotos: Daniel Oliveira - Secom/PMSJ

Uma comitiva de jornalistas de vários veículos de comunicação da região acompanhou a prefeita

Na semana do aniversário de São José, a prefeita Adeliana Dal Pont realizou uma vistoria em diversas obras em andamento no município acompanhada por jornalistas. A imprensa teve a oportunidade de ver de perto ações como os retoques finais da Praça da Colônia Santana, que será inaugurada no próximo sábado (19), e detalhes da construção da Policlínica de Forquilhinha.

A primeira parada foi no bairro Colônia Santana, que vem recebendo obras importantes. A prefeita Adeliana Dal Pont destacou algumas ações, como a construção da quadra coberta do CEM Santa Ana, a reforma do CEI Zenir Kretzer Borges, a ponte de concreto da Rua Cecília Pial e o novo sistema de iluminação pública.

O grupo também conheceu, em primeira mão, a Praça da Colônia Santana, que será entregue para a população no dia do aniversário de São José, no sábado (19), a partir das 10h. "Esta Praça foi um pedido feito pela comunidade. Quando fizemos o Fala, São José! aqui na Colônia Santana, muitas mães me procuraram preocupadas porque não havia uma área de lazer para as crianças. Então é muito gratificante agora ver esta área, que era um local degradado, pronta para receber a comunidade, as crianças e os jovens", assinalou Adeliana.

Com cerca de 2 mil metros quadrados, a Praça conta com parque, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, pista de skate e área de convivência. Além disso, todo o entorno recebeu melhorias, com nova iluminação, calçamento e projeto paisagístico. A prefeita Adeliana ainda revelou mais uma novidade. Está em fase final o projeto para a pavimentação de diversas ruas do bairro, entre elas a Rua do Cemitério. O projeto está orçado em cerca de R$ 6 milhões e será realizado com recursos do Governo Federal.

Na sequência, a prefeita apresentou a obra de pavimentação da Estrada Geral do Alto Forquilhas. Realizada com recursos do Fundam, do Governo do Estado, a obra abrange 4 quilômetros de via, sendo que um trecho do 3km foi recapeado e o trecho de 1km de estrada de chão foi asfaltado. O projeto prevê ainda a construção calçadas e de duas novas pontes com pista duplicada. Uma das pontes está pronta e a outra em fase de conclusão.

Ainda no Alto Forquilhas, Adeliana mostrou o terreno que já está preparado para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde. A UBS foi projetada para atender a comunidade do Alto Forquilhas e da Vila Formosa. O projeto está em fase de licitação. "São José ficou muitos anos sem abrir novas unidades de Saúde. Já entregamos três unidades e temos outras quatro em andamento. Deste modo, conseguiremos reestruturar a rede de atenção básica do município e, consequentemente, melhorar o atendimento à população", assinalou a prefeita.

Durante o trajeto, a prefeita Adeliana Dal Pont aproveitou para apresentar aos jornalistas um dos sete novos Centros de Educação Infantil (CEIs) inaugurados pela Administração Municipal nos últimos três anos. O CEI Maria Claudino dos Santos, localizado no Loteamento Vista Alegre, em Forquilhas, foi inaugurado em novembro do ano passado e hoje atende a 240 crianças. A unidade tem uma estrutura completa para receber crianças de quatro meses a seis anos. São nove salas de aula, cozinha, lactário, sala multiuso, pátio coberto, refeitório, sala dos professores, secretaria e sala da direção.

Entre as obras já concluídas, também foi destacado o Parque Linear Lisboa. Inaugurada em novembro do ano passado, a estrutura mudou a comunidade. O que antes era uma vala e um ambiente degradado, se transformou em uma área de lazer que recebe, todos os dias, mais de 500 pessoas. São 8 mil metros quadrados com cancha de bocha, quadra poliesportiva, pista de skate, parque com brinquedos para as crianças, academia ao ar livre para a prática de atividades físicas, pista de caminhada, bancos e mesas, iluminação pública, gramado e muito paisagismo.

A comunidade vizinha, a parada foi na Unidade Básica de Saúde do Ceniro Martins. A estrutura física está praticamente pronta. O concurso para contratação de pessoal também já foi realizado e agora está em andamento a licitação para a compra dos móveis e equipamentos. Na unidade serão oferecidos serviços como equipe de Saúde da Família, clínico geral, dentista, ginecologista, além de sala de vacina e de enfermagem.

A vistoria foi encerrada em uma das maiores obras da administração, a Policlínica da Forquilhinha. Com 4 mil metros de área, a estrutura abrigará farmácia, Pronto Atendimento, clínica de imagem e laboratórios, clínica da mulher e da criança e centro de especialidades odontológicas. A obra representa um investimento de cerca de R$ 8 milhões, totalmente custeados pela Prefeitura de São José.

A prefeita explicou que a obra física está praticamente pronta, faltando apenas algumas adequações técnicas solicitadas pela Vigilância Sanitária. "O concurso público para a contratação do pessoal já foi realizado e estamos realizando agora a compra de equipamentos e mobiliário. Também estamos conversando com o Governo do Estado para obter uma parceria", assinala Adeliana, garantindo que inaugura a Policlínica ainda neste ano. "Esta obra é um desafio pessoal e vou entregá-la para a população de São José", afirma a prefeita.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários