Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

96% dos Médicos utilizam a internet para se informar

Publicado em 09/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

96% dos médicos utilizam a internet para se informar

Muito mais adaptada e ágil, a Internet é consultada várias vezes ao dia por médicos de todo o mundo. 96% dos médicos admitiram utilizar a ferramenta para pesquisas instantâneas, como fonte de informação sobre saúde e para se atualizar em suas áreas de trabalho. 25% contam que utilizam o Google várias vezes ao dia.

86% dos brasileiros pesquisam sobre saúde na internet

Assim como os médicos, os pacientes também são heavy users da internet quando o assunto é saúde. No mundo inteiro, uma média de 3 a cada 4 pessoas pesquisa sobre o assunto na internet, principalmente em busca de conselhos (1 a cada 2) ou mesmo para se autodiagnosticar.

No Brasil, 86% dos internautas brasileiros pesquisam sobre saúde na internet e o país está em quinto lugar no ranking online dos mais interessados no assunto.

Brasileiro quer mais informações sobre saúde e prioriza a praticidade

Entre as pesquisas mundiais sobre saúde, as questões mais procuradas tratam sobre câncer (1,5 milhões), AIDS (550 mil), diabetes (368 mil) e depressão (368 mil). Para os brasileiros, os assuntos de maior interesse são: medicamentos (68%), hospitais (45%) e testemunhos e experiências de pacientes em determinados problemas de saúde (41%).

A demanda dos pacientes por informação é tão grande que revela a deficiência da internet por informações confiáveis e de fácil entendimento. Somente 1 a cada 4 pessoas verifica a fonte da informação on-line.

 Para Jacques Lucas, vice-presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos da França “é necessário criar uma fonte de informações estruturada, com uma base confiável”. Ele gostaria que este tipo de site [sobre saúde] fosse acessível a todos, contendo páginas de fácil compreensão para pacientes, e outras mais científicas para os médicos.

 

› FONTE: Doutíssima Brasil

Comentários