Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dilma aceita oferecer ministério a Lula para evitar prisão na Lava-Jato, mas ex-presidente descarta

Publicado em 10/03/2016 Editoria: Política Comente!


Na manhã desta quarta-feira, Lula participa de café da manhã com senadores da base aliada Foto: DIDA SAMPAIO

Na manhã desta quarta-feira, Lula participa de café da manhã com senadores da base aliada Foto: DIDA SAMPAIO

Segundo a Folha de S.Paulo, apesar da atuação de ministros que tentavam convencer o ex-presidente a aceitar a oferta, ele resistia à ideia até a noite desta terça-feira

A presidente Dilma Rousseff aceitou oferecer um ministério a Lula para evitar que ele possa ser preso na Operação Lava-Jato por uma decisão do juiz Sergio Moro. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Ministros próximos a Dilma e ao ex-presidente teriam tentado convencê-lo a aceitar a oferta nesta terça-feira. No entanto, a publicação informa que Lula ainda resistia à ideia pelo menos até o início da noite desta terça-feira. Ele se encontrou com a presidente no Palácio do Alvorada para discutir as estratégias para impedir o avanço do processo de impeachment contra Dilma. Segundo o jornal, o tema foi abordado rapidamente durante o encontro, mas, mesmo antes de receber um convite de Dilma, Lula negou a intenção. No círculo próximo ao ex-presidente, assumir uma pasta agora seria interpretado como uma confissão de culpa.

Diante da possibilidade de avanço do impeachment, Lula se reúne com Renan

Lula recorre de decisão de ministra do STF sobre Lava-Jato

Lava-Jato identifica pagamento da OAS antes de contrato por palestra de Lula 

A nomeação do petista para um cargo executivo daria a ele direito ao foro privilegiado. Com isso, poderia ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que passaria a supervisionar também as investigações sobre ele — as quais, no momento, estão sob a jurisdição de Moro. Os trabalhos analisam se empreiteiras favoreceram Lula — por meio do sítio de Atibaia e do triplex no Guarujá —, o Instituto Lula e a empresa de palestras do ex-presidente, a ILS Palestras.

Depois de a informação relacionada ao petista ser divulgada, o debate sobre o tema ganhou espaço nas redes sociais e dividiu até mesmo a militância do partido. No Twitter, apoiadores do ex-presidente, como o ator José de Abreu, passaram a utilizar a hashtag LulaMinistro em apoio à ideia. Outros simpatizantes do PT questionaram se a possível indicação ao ministério não seria uma espécie de confissão de culpa do petista, que foi alvo da 24ª fase da Lava-Jato na última sexta-feira.

› FONTE: Floripa News // Zero Hora

Comentários