Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Receita libera quinto lote de restituição do IRPF

Publicado em 09/10/2013 Editoria: Economia Comente!


A Receita Federal deve liberar hoje (8/10) a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O dinheiro será depositado na conta cadastrada pelo contribuinte, no próximo dia 15. Aquele que tiver direito à restituição deve acessar a página da Receita na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146.

A novidade deste ano é que o contribuinte também pode consultar a restituição utilizando aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets). Através do novo recurso, o contribuinte poderá saber quando a restituição vai ser liberada. Para isso, basta cadastrar o celular e, assim, receber gratuitamente uma mensagem de texto (SMS).

Vale lembrar que as restituições costumam ser liberadas no mesmo exercício da Declaração, caso o contribuinte não receba até o último lote deste ano, no dia 16 de dezembro, é possível que se encontre na chamada Malha Fina.

De acordo com o especialista em Gestão Tributária e Fiscal da empresa de software contábil Alterdata, Edson Lopes, “o contribuinte que não constar no lote deve consultar a situação de sua Declaração por meio do Extrato do IRPF que está disponível no site da Receita Federal. Porém, para que tenha acesso, é preciso ser portador de Certificado Digital ou gerar um Código de Acesso. Caso o extrato demonstre o status “em processamento”, o contribuinte deve aguardar os próximos lotes”.

Eventuais pendências podem ser sanadas a qualquer tempo, seja por meio do envio de declaração retificadora ou apresentação de documentação pendente em um posto da RFB, mas é preciso inicialmente verificar o Extrato do IRPF. Abaixo informações para geração do código de acesso: número do CPF; data do nascimento; números dos recibos de entrega das Declarações referente aos exercícios 2012 e 2013.

 

 

› FONTE: Approach Comunicação Integrada

Comentários