Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Polícia Civil de Joinville não fará mais registros no local dos acidentes de trânsito com vítimas para se dedicar a investigações

Publicado em 24/02/2016 Editoria: Esportes Comente!


Entre as ações voltadas intensificar as investigações, a Polícia Civil de Joinville agora não fará mais o registro no local das ocorrências de trânsito com vítimas, que será feito apenas pela Polícia Militar

Se for um registro que gere um Termo Circunstanciado (crime de menor potencial ofensivo), a PM finaliza a ocorrência, senão, encaminha o boletim de ocorrência para a delegacia, onde os policiais civis farão seu trabalho fundamental: investigar o crime. Também é possível que se faça o registro da ocorrência do acidente nas delegacias.

Esta determinação foi decidida após tratativas entre o delegado regional de Polícia de Joinville, Laurito Akira Sato; e comandante da 5ª RPM, Amarildo de Assis Alves. Os preenchimentos dos BOs no local nestes casos já são feitos, em outras cidades catarinenses, só pela PM. Agora Joinville adotará esta mesma medida.

Com o atendimento exclusivo nos locais dos acidentes feitos pela PM, ela chega ao local, elabora o boletim ou Termo Circunstanciado e finaliza a ocorrência. Se houver morte, preserva o local, aciona o IGP e, posteriormente, encaminha o boletim para a delegacia responsável, que faz a investigação.

“Esta medida visa a um melhor atendimento das Polícias Militar e Civil, que pode voltar de maneira mais rápida para o trabalho preventivo e para a investigação, respectivamente, ganhando as instituições da segurança pública e, consequentemente, a população. Além disso, todos os procedimentos continuam em andamento”, ressaltou Sato.

Este novo procedimento também foi paralelo ao remanejamento dos policiais que trabalhavam na Delegacia de Trânsito para a Delegacia de Homicídios, mudança que está ainda em transição. Agora os acidentes de trânsito serão investigados pelas delegacias de bairro, juntamente com os crimes patrimoniais – como furto e roubo –, enquanto as unidades especializadas apuram os seus crimes específicos. A nova Delegacia contará com três delegados, quatro escrivães e 16 agentes dedicados exclusivamente a isto.

Sato acrescenta outra novidade, que deve ser implantadas em Joinville: a instalação, em algumas delegacias, de totens ou computadores com passo a passo para registro digital das ocorrências, voltado, principalmente, para quem não tem internet ou precisa de auxílio para fazer a comunicação à Polícia Civil da ocorrência.

› FONTE: Isabel Muniz Corradini/Assessoria de Imprensa da Polícia Civil

Comentários