Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pluviômetros são instalados em cinco pontos estratégicos

Publicado em 24/02/2016 Editoria: Palhoça Comente!


Fotos: Defesa Civil / PMP

Fotos: Defesa Civil / PMP

Os equipamentos criam uma rede de monitoramento para melhorar a previsão de desastres naturais

A Defesa Civil de Palhoça já concluiu as instalações de cinco pluviômetros automáticos, que juntos criam uma rede de monitoramento e vão ajudar a melhorar a previsão de desastres naturais. Os equipamentos foram instalados na Praia da Pinheira, Praia de Fora, Ponte do Imaruim, além dos bairros Pagani e no Médio Aririú e já estão transmitindo dados.

A instalação dos pluviômetros começou no dia 17, por equipes técnicas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

São instrumentos de última geração alimentados por energia solar que permitirão, aos técnicos da Defesa Civil, um monitoramento online das condições climáticas em cinco regiões do município, consideradas estratégicas.

Com a instalação dos pluviômetros, "Palhoça vai ingressar numa nova fase de percepção e prevenção de desastres, principalmente para a população que vive em áreas de risco, o que deverá, também, reduzir os danos socioeconômicos e ambientais", afirmou o prefeito Camilo Martins.

O gerente de prevenção da Defesa Civil do município, Daniel Zimmermann, explicou que, antes da instalação dos equipamentos, o órgão seguia orientações de outros setores de monitoramento do clima. "Depois da instalação dos pluviômetros, teremos o município mapeado, subdividido em cinco microrregiões, com capacidade de se fazer uma leitura em tempo real do clima, local onde chove e o volume de chuva", disse Zimmermann.

Com uma área territorial de 395 km², o município de Palhoça está sujeito a alterações climáticas regionais. "Por exemplo, num determinado momento, pode chover forte no sul do município, na região das praias, enquanto no centro da cidade e outros bairros predomina o sol", comentou João Otávio Amante, agente da Defesa Civil. Com os equipamentos a leitura do clima em todo o município será mais precisa.

› FONTE: Baby Espíndola Comunicação / Prefeitura de Palhoça

Comentários