Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Simplifica apresenta resultados positivos em Jaraguá do Sul

Publicado em 22/02/2016 Editoria: Economia Comente!


O programa Simplifica, lançado pelo secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, para a modernização da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), já apresenta números positivos. Somente no ano passado, em Jaraguá do Sul, foram abertas 1852 empresas, 48,7% a mais que em 2014. “O Simplifica foi lançado em junho de 2015 como projeto-piloto, com objetivo de desburocratizar a máquina pública, facilitando o processo de abertura e fechamento de empresas. Mesmo em um ano de crise, conseguimos um saldo muito expressivo em Jaraguá do Sul, com 607 empresas a mais que no ano anterior”, enfatiza Chiodini.

Entre as ações do Simplifica, destacam-se o 90 Minutos, com foco na abertura de novas empresas em até 90 minutos, com encaminhamento exclusivamente eletrônico e via Capital; o Via Azul, com atendimento em até 48 horas de empresas com capital aberto ou fechado de R$ 5 milhões ou mais; e o Plantão Processual, com atendimento técnico mais eficaz.

Segundo o secretário da SDS, o programa foi criado após análises de demandas que não eram atendidas pela Jucesc. “Muitas das quais acabavam travando o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Até o fim do ano, queremos que o Simplifica chegue as dez maiores cidades do Estado”, relata Chiodini.

Jaraguá do Sul encerrou 2015 com 12.491 empresas ativas, das quais 7.223 são de sociedade de responsabilidade limitada e 4.714 são empresas individuais. Ainda em 2015, 538 empresas encerraram suas atividades no município.

› FONTE: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS

Comentários