Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Agentes de endemias de São José, Exército e Marinha realizam ações de combate à dengue

Publicado em 15/02/2016 Editoria: São José Comente!


Mutirão para conscientizar a população ocorreu no último sábado (13) nos bairros Campinas e Barreiros

Os agentes de endemias de São José, Exército e Marinha realizaram ações de combate à dengue no último sábado (13) nos bairros Campinas e Barreiros para conscientizar a população josefense. A mobilização começou às 8h e encerrou por volta das 17h.

A força-tarefa da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e das forças armadas visitou residências, condomínio de prédios, estabelecimentos comerciais para orientar a comunidade de como eliminar possíveis criadouros do aedes aegypti. Durante o mutirão, folders com explicações de prevenção ao mosquito foram entregues aos moradores e comerciantes dos bairros.

Os agentes de endemias e os homens do Exército estavam em Campinas vistoriando os lugares mais críticos com possíveis focos do mosquito que transmite dengue, zika e Chikungunya. A iniciativa também foi feita na Beira-Mar de São José e em depósitos de materiais inservíveis. Outras equipes de endemias e a Marinha ficaram em Barreiros.

Segundo a supervisora da dengue em São José, Letícia Nastari, o Exército e a Marinha dão um respaldo às equipes de endemias durante as vistoria. "A população precisa saber que estamos passando por um momento crítico e que realmente é perigoso. Se não há água parada, não tem mosquito", orienta Letícia.

Em São José, 668 armadilhas estão instaladas em locais com maior risco de receber o mosquito com chegadas e saídas de caminhões. Além disso, outros 206 pontos estratégicos onde existe oferta natural de água são monitorados periodicamente. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito da dengue e manter a situação atual da cidade, que é considerada sob controle, apesar de apresentar 22 focos.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Cristina da Cunha, lembrou que o país e Santa Catarina estão em estado de emergência em relação à dengue e destacou que São José não está infestado. "Estamos trabalhando para que o município continue livre da doença, por isso a população deve se conscientizar e não acumular água parada", ressalta Elaine.

A orientação aos moradores de São José é que reservem 10 minutos por semana para verificar possíveis lugares que possam atrair o mosquito, além de limpar casas, terrenos ou apartamentos com intuito combater a dengue.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas:

- Mantenha a caixa d&39;água sempre fechada e com a tampa adequada

- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas

- Não deixe a água acumulada sobre a laje

- Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água

- Mantenha bem tampados os tonéis e barris de água

- Encha de areia as bordas dos pratinhos das plantas

- Se tiver vaso com plantas aquáticas, troque a água e lave, principalmente dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana

- Guarde as garrafas sempre de boca para baixo

- Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local protegido da chuva

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada

- Não jogue lixo em terrenos baldios

- Verifique, uma vez por semana, atrás da geladeira o recipiente coletor de água

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários