Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Proposta do Plano Diretor Participativo de São José é apresentada a entidades

Publicado em 12/02/2016 Editoria: São José Comente!


O primeiro de uma série de eventos ocorreu na noite da última quinta-feira (11), na Grande Florianópolis

A proposta do Plano Diretor Participativo de São José foi apresentada a diversas entidades na noite da última quinta-feira (11), na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis). Em paralelo à consulta pública, a equipe técnica realizará uma série de eventos para apresentar o Plano a associações, universidades, imprensa e vereadores durante o mês de fevereiro.

Durante o primeiro encontro, a equipe técnica apresentou de forma compacta os mapas e os gráficos que apontam o crescimento da população e os desafios que a cidade terá devido às projeções. Segundo os estudos, em 2045 o município josefense terá no máximo 400 mil habitantes. O número de filhos por casal diminuirá significativamente e o crescimento de pessoas da terceira idade será três vezes maior que atualmente.

Segundo o coordenador técnico do Plano Diretor, Edson Cattoni, um dos grandes desafios será desenvolver São José mesmo sem o crescimento, por isso a cidade precisa atrair investimentos, empreendedores, gerando oportunidades, empregos e renda.

Para o secretário de Serviços Públicos, Andrey Vicente da Luz, é de suma importância a participação das entidades por permitir acesso à visão e opinião de técnicos e profissionais que irão aplicar os dispositivos legais no cotidiano. "O objetivo é ampliar o âmbito de discussão do teor dessa versão preliminar para que possamos obter o melhor resultado para São José e toda sociedade", salienta Andrey.

A consulta pública do Plano Diretor Participativo de São José continua disponível no site da Prefeitura. Neste período, a população poderá contribuir com sugestões e questionamentos para o aperfeiçoamento do novo Plano, que orientará o desenvolvimento do município nos próximos anos, buscando garantir uma cidade sustentável, com adequações sociais, econômicas e ambientais.

O cidadão tem a opção de preencher o questionário online ou imprimir o formulário e protocolar na Prefeitura. A participação deve ser feita pela sociedade para que o projeto seja ajustado antes de ser finalizado e enviado ao Poder Legislativo.

O presidente da Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana da OAB/SC, Antonio Arruda de Lima, participou do encontro e destacou que o Plano Diretor de São José vem de uma forma muito proveitosa por observar todas as políticas da região metropolitana e futuramente poder atendê-las. "Fiquei muito satisfeito com o trabalho técnico, que está muito rico e tem sido elogiado por várias entidades. É importante estabelecer no Plano as diretrizes que vão nortear essas políticas de mobilidade e saneamento básico", ressalta Antonio.

Na página oficial da Prefeitura de São José, a comunidade também tem acesso à versão preliminar do Plano Diretor, elaborada pela equipe técnica da Granfpolis, com a orientação dos delegados e membros do Colegiado de Acompanhamento e Controle (CAC), que irão se reunir no dia 19 de fevereiro para discutir os últimos trâmites antes da Conferência Final. Está prevista também uma reunião com o CAC, que são os fiscais do processo, para tratar de questões referentes ao calendário até a entrega do Plano.

Os eventos de apresentação da versão preliminar seguem nesta sexta-feira (12), às 19h30min, na AEMFLO/CDL com o Sinduscon e Secovi; na próxima segunda-feira (15), às 14h30min, na GRANFPOLIS, com uma coletiva de imprensa; e na terça-feira (16), às 19h30, na Câmara de Vereadores de São José com os membros do CAC, Ministério Público Federal, Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal de Contas do Estado. O último encontro será no dia 22 de fevereiro, às 19h30min, na AEMFLO/CDL com os associados da entidade.

A versão preliminar do Plano Diretor Participativo de São José foi apresentada à população em três audiências públicas. Iniciado em setembro de 2014, o processo de reelaboração do Plano incluiu uma série de encontros comunitários para garantir a participação da sociedade. Foram cerca de 30 reuniões em 11 regiões da cidade.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários