Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pardais são substituídos por faixas elevadas de segurança

Publicado em 02/02/2016 Editoria: Palhoça Comente!


Ao todo, já foram instaladas 20 faixas de segurança em diversos bairros do município

Há um ano, a Prefeitura de Palhoça trocou as lombadas eletrônicas, radares e pardais por faixas elevadas de segurança, em cumprimento ao lema da administração pública para o setor de trânsito que defende "mais respeito, menos multas".

A iniciativa agradou aos munícipes de um modo geral, mas o principal aspecto analisado pela prefeitura é quanto ao retorno que a ação trouxe para a cidade. Desde a implantação das faixas, não foram mais registrados acidentes graves e nem desrespeito às normas de trânsito, em relação à velocidade.

O prefeito Camilo Martins decidiu implantar as faixas elevadas por entender que os equipamentos eletrônicos apenas registravam multas, mas não cumpriam a função principal de disciplinar o trânsito, reduzir velocidade e impor segurança. "Optamos por reduzir a velocidade, priorizando os pedestres e impondo regras de segurança no trânsito. Nesse primeiro ano podemos constatar que o saldo foi altamente positivo, pois temos um trânsito seguro, sem precisar multar", opinou o prefeito.

Na escolha dos pontos de instalação das faixas elevadas, a Prefeitura prioriza os locais onde antes havia lombadas eletrônicas, principalmente perto de escolas e creches. Os trabalhos envolvem a Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão e Secretaria de Infraestrutura.

Já foram instaladas mais de vinte faixas elevadas, nos bairros Rio Grande, Aririú, Bela Vista, Passa Vinte, Caminho Novo, Madri, São Sebastião, Avenida Elza Lucchi, além de outros pontos. Esses mecanismos de controle de velocidade também estão funcionando nas rodovias de acesso às praias do Sul do município, de modo satisfatório, segundo atestam os munícipes.

Nos próximos dias, serão criadas faixas elevadas no Jardim Eldorado e em outras ruas dos bairros e loteamentos já contemplados. O secretário de Infraestrutura, Eduardo Freccia, explicou que as faixas serão criadas gradativamente, de acordo com as necessidades, de modo a garantir um trânsito disciplinado, sem oferecer riscos aos pedestres.

Em Palhoça, as únicas lombadas eletrônicas ainda em funcionamento estão instaladas nas paralelas da BR-101 e são de responsabilidade do Governo Federal.

› FONTE: Comunicação / Prefeitura de Palhoça

Comentários