Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mudanças no trânsito de Campinas começam a valer a partir deste sábado (23)

Publicado em 22/01/2016 Editoria: Trânsito Comente!


Foto: divulgação

Foto: divulgação

A equipe técnica da Prefeitura já está trabalhando nas alterações da sinalização horizontal e vertical

Os motoristas que trafegam pelo bairro Campinas precisam ficar atentos. A partir deste sábado (23), sete ruas passarão a ter sentido único com o objetivo de reduzir o número de conflitos em cruzamentos. Desde 2013, mudanças estão sendo feitas na região com a implantação de sentido único em vias, reduzindo o número de pontos problemáticos e trazendo maior segurança aos motoristas, pedestres e ciclistas.

Inicialmente, 10 vias do bairro seriam alteradas. Porém, a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José optou em dividir esta etapa final do projeto, que visa melhorar a mobilidade urbana da região, em duas partes. Assim, as avenidas Irineu Bornhausen e Elizeu Di Bernardi e a Rua Dezenove de Março continuam vias de mão dupla. Já as avenidas Governador Jorge Lacerda e Marechal Castelo Branco e as ruas 15 de novembro, Coronel Eleseu Guilherme, Castro Alves, Vanderlei Júnior e Frei Hilário passarão a ter sentido único.

O engenheiro do Departamento de Trânsito de São José, Gilberto Bianchini de Souza, afirma que a equipe técnica está trabalhando nas alterações de sinalização horizontal e vertical para que no sábado o trânsito opere com o novo sentido. "Em seguida, iremos refazer as pinturas de algumas faixas de pedestre que estão desgastadas e das linhas de retenções", cita o engenheiro.

"Essas alterações vão trazer mais coerência para o tráfego dentro do bairro Campinas. O sentido único em uma via traz diversos benefícios para o trânsito, entre eles estão a não necessidade de fazer conversão à esquerda, evitando acidentes e filas; o aumento da capacidade da via, novas vagas de estacionamento e a redução significativa de conflitos em cruzamentos", complementa Gilberto Bianchini.

De acordo com o Manual de Sinalização Semafórica, as vias que operam em sentido duplo em um cruzamento apresentam 29 pontos problemáticos, mas esse número é reduzido para 11 quando uma das vias tem sentido único. Já onde as duas vias têm sentido único, o número de pontos problemáticos cai para seis.

Outra alteração prevista é a remoção de um dos semáforos próximo ao Supermercado Giassi. A retirada do equipamento entre a Rua Irmãos Vieira e a Avenida Irineu Bornhausen proporcionará mais dinâmica para o cruzamento, pois diminuirá o tempo de espera e evitará formação de filas.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários