Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
Bondeconomia - Por Fernando Bond

Bondeconomia Por Fernando Bond

Bondeconomia - Por Fernando Bond

Desenvolvimento Econômico tem balanço bem positivo

Publicado em 04/01/2019 Comente!

FOTO: ADENILSO BIASUS. PREMIO SP

FOTO: ADENILSO BIASUS. PREMIO SP

Inovar com sustentabilidade para garantir ações e programas que fomentem o desenvolvimento econômico do Estado

Com este propósito, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) encerrou 2018. Entre as realizações, investimentos que garantiram o avanço de importantes obras, como a implantação dos Centros de Inovação e as conclusões dos planos estaduais de Recursos Sólidos e de Recursos Hídricos.

Os programas Juro Zero, SC Mais Energia e Prodec também trouxeram retornos significativos, assim como a introdução do SC Bem Mais Simples, que possibilita a abertura de empresas em até cinco dias. O ex-secretário da SDS, Adenilso Biasus (à esquerda na foto recebendo o Prêmio Excelência em Produtividade por SC), ressalta que o estado vem tendo um bom desempenho e que o governo fez seu dever de casa. “Temos um estado com um setor produtivo diversificado e uma área de tecnologia que destaca SC no cenário nacional. Conseguimos dar andamento a importantes projetos e concluir ações, como a parceria com o Corpo de Bombeiros, para a inauguração do Laboratório de Estudos de Incêndios Florestais, pioneiro no Brasil, o lançamento do programa Compra Legal e outros tantos”, lembra ele.

Um dos destaques é o projeto de implantação dos 13 Centros de Inovação, dos quais dois estão em funcionamento. A proposta pioneira, que começou em 2011, tem o objetivo de fomentar todo o ecossistema de criação em SC e consolidar a cultura empreendedora nas regiões. O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul possui uma área de 2.700 metros quadrados direcionada ao setor de energia. Em Lages, o Orion Parque Tecnológico, inaugurado há dois anos, já registra avanços na região serrana.

INOVAÇÃO EM 2019

Com um investimento em 2018 de R$ 15,3 milhões, o maior dos últimos anos, outros sete Centros estão com obras adiantadas e com prazos de conclusão previstos até meados de 2019, quando irão abrigar aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios. Na mesma área e idealizado pela Fundação Certi, com promoção do Governo de SC por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação, a Fapesc, o Sinpase da Inovação busca transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. Em 2018, o programa completou 10 anos, e cerca de 30 mil cidadãos aplicaram cerca de nove mil ideias ao programa até sua última edição. Desde seu surgimento, gerou quase 500 empresas e 151 patentes, foi implantado no Amazonas, Espírito Santo e no Paraná, e também inspirou um programa federal, o Centelha.

 

 

Comentários

Bondeconomia

Por Fernando Bond

Agenda

+ eventos