Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
Bondeconomia - Por Fernando Bond

Bondeconomia Por Fernando Bond

Bondeconomia - Por Fernando Bond

Festas de outubro movimentam a economia e o turismo de SC

Publicado em 08/10/2018 Comente!

Oktoberfest 2018 / Foto: Gilberto Viegas

Oktoberfest 2018 / Foto: Gilberto Viegas

As festas de outubro se consagram com grandes motores da economia catarinense na Primavera. Em Blumenau, a Oktorberfest, considerada a segunda maior festa da tradição alemã no mundo, atrás apenas de Munique, na Alemanha, aguarda até dia 21 por 600 mil visitantes, quase o dobro da população local, de 348 mil pessoas. Ao discursar na abertura, na Vila Germânica, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, lembrou que a cidade "fez do Turismo uma grande alavanca para vencer a tragédia que foram as enchentes de 1983 e 1984.

O evento recuperou a economia local, contribuiu para promover a internacionalização da cidade e também resgatou a autoestima de toda uma região que foi abatida pelas inundações”. Lummertz afirmou que o município deu uma lição de desenvolvimento e é exemplo ao Brasil. "Vejo um modelo que deu certo, uma prova de que o turismo é fundamental para sair da crise, criando milhares de empregos, gerando renda e arrecadação para que o poder público possa reverter esses recursos em programas de educação, saúde e segurança”, pontuou.

Ao lado do prefeito Mário Hildebrandt, o ministro fez a sangria do primeiro barril (foto). O prefeito afirmou que é um orgulho, para a cidade, ser exemplo de desenvolvimento para outros municípios que enxergam no turismo uma grande oportunidade econômica. “É uma imensa alegria construir para o Brasil essa verdadeira instituição que se tornou a Oktoberfest e que hoje atrai gente de todo o país. É gratificante saber que também viramos um modelo para festas de outubro aqui e em outros estados”, destacou.


MAREJADA: 250 MIL VISITANTES

O ministro do Turismo também participou, ao lado do prefeito Volnei Morastoni, da abertura e da sangria do primeiro barril da Marejada, em Itajaí, que aguarda por 250 mil visitantes até dia 14. “A Marejada deste ano celebra a consolidação da Foz do Itajaí como um complexo internacional de turismo das mesmas proporções de Foz do Iguaçu, no Paraná”, afirmou o ministro. “Nesta região temos, por exemplo, o parque temático Beto Carrero, um dos sete maiores do mundo, e que recebe mais de dois milhões de turistas por ano”, disse Lummertz.

Durante o evento, o público poderá ser deliciar com um cardápio especial que ressalta a tradicional sardinha e os frutos do mar. Ao todo são 11 restaurantes que oferecerão mais de 70 tipos diferentes de pratos. O prefeito Volnei Morastoni destacou a infraestrutura turística da cidade. “Itajaí recebe a maior regata de vela oceânica do mundo, a Volvo Race, e agora na Marejada realizamos uma das maiores regatas do país. Hoje, a cidade é um centro náutico internacional – aqui são construídas 70% das embarcações de lazer do Brasil”, informou o prefeito.

 

Comentários

Bondeconomia

Por Fernando Bond

Agenda

+ eventos