Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
Bondeconomia - Por Fernando Bond

Bondeconomia Por Fernando Bond

Bondeconomia - Por Fernando Bond

Secretário Adenilso Biasus recebe o prêmio Competitividade por SC

Publicado em 24/09/2018 Comente!

Adenilson recebe o prêmio / Foto: Divulgação

Adenilson recebe o prêmio / Foto: Divulgação

Santa Catarina fica entre os líderes (apenas atrás de São Paulo), pelo segundo ano consecutivo, do Ranking de Competitividade dos Estados 2018 e ainda ganha o prêmio de Destaque Internacional no prêmio de Excelência em Competitividade dos Estados. O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, que representou o governador no evento, recebeu a premiação (à esq. na foto) em São Paulo.

“Santa Catarina é destaque como o mais eficiente entre os estados brasileiros. Temos uma atividade econômica diversificada, que amplia a base industrial e de serviços na composição do PIB, gerando impacto positivo na arrecadação de impostos. Também estamos entre os estados com a menor taxa de mortalidade infantil, com IDH acima da média nacional, e mantemos a liderança em desenvolvimento econômico e social, indicadores que nos levaram a ganhar nota máxima no pilar de Sustentabilidade Social e garantir a manutenção da 2ª colocação no Ranking Geral de Competitividade entre os estados”, disse Biasus durante a cerimônia.

O evento, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, faz uma análise de 10 pilares: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social. Ao todo, 11 estados tiveram queda de desempenho em comparação com o ranking do ano passado, muitos impactados pela crise econômica no país.

 

UMA NOTA BEM ACIMA DA MÉDIA

Já Santa Catarina manteve excelentes posições e índices no ranking geral. Em números absolutos, em uma escala que vai de 0 a 100, a nota de SC este ano foi de 76,6, sendo a média nacional 49,4. Entre os pilares apresentados que constroem a classificação dos estados no ranking geral, Santa Catarina foi primeiro lugar em Sustentabilidade Social, com nota 100, em segundo lugar em Segurança Pública, com 97,8 e, em terceiro lugar, Inovação, com nota 65,5.

O ranking é uma ferramenta de avaliação da administração pública, servindo de incentivo aos líderes políticos. Durante a cerimônia de apresentação do ranking foram apresentadas também boas práticas inovadoras de gestão pública dos estados e níveis de entrega de serviços públicos.

Quanto ao Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional, reconhecendo como o Estado com maior número de indicadores acima do país médio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o secretário Biasus afirmou que o estado “destacou-se por exemplo em transparência na gestão pública, superando, nesse quesito, países como a Alemanha”.  

 

Comentários

Bondeconomia

Por Fernando Bond

Agenda

+ eventos