Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
A Vida é Crônica - Por Luiza Kons e Samantha Sant'Ana

A Vida é Crônica Por Luiza Kons e Samantha Sant'Ana

A Vida é Crônica - Por Luiza Kons e Samantha Sant'Ana

A banalidade do ser

Publicado em 24/06/2018 Comente!

Samantha Sant'Ana e Luiza Kons / Foto: Miriam Amorim

Samantha Sant'Ana e Luiza Kons / Foto: Miriam Amorim

Falar de si é falar para si. Nas palavras que se desenham está o desejo de guardar a própria história. Quem vai partilhar minhas impressões mais profundas senão o próprio ser? E por onde se começar em meio a circunstâncias tão fantásticas?

Minhas memórias mais profundas são mundanas por excelência. Os anos se passam e ainda não perdi alguns vícios moldados por essas linhas. Começo pela metalinguagem da palavra quando não sei o que dizer. Enrolo dois ou três parágrafos antes de ir ao ponto que busco. Na cabeça o mesmo lamurio do tempo que já passou. No agora uma procrastinação doentia que me leva a analisar o que já foi.

Às vezes sinto que o vício é inerente a minha personalidade, outras, tento tornar o instante tolerável e racionalizar como se tudo fosse uma grande desculpa. Mas, e se no final como os personagens de Milan Kundera em a Insustentável Leveza do Ser, eu aceitasse virar um coelho? Um coelho felpudo que aceitasse na cenoura o presente da banalidade. Se eu entendesse que missão é um termo bonito e ainda assim um termo? Se eu finalmente saísse do humano e pudesse lidar com o fato de que não existe nada de excepcional em mim?

Sem lágrimas, sem lamúrias, sem grandes desfechos, sem questionamentos. Apenas a vaca que come a grama no pasto. Mastiga um par de folhas e direciona sua língua para outro grupo de ramas.  Ah! Nenhum pingo de tristeza: porque não há espaço para nada além do próprio instante, em si e para si.

Para reverberar no próprio clichê do fim que se fecha no início: as circunstâncias fantásticas são perspectivas que gritam para tornar esta existência respirável.

 

Por Luiza Kons

Comentários

A Vida é Crônica

Por Luiza Kons e Samantha Sant'Ana

Agenda

+ eventos