Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
Go Ahead Sports - Por Tiago Andrade

Go Ahead Sports Por Tiago Andrade

Go Ahead Sports - Por Tiago Andrade

Suas escolhas refletem na sua saúde

Publicado em 21/05/2018 Comente!

Tiago Andrade é educador físico / Foto: Arquivo pessoal

Tiago Andrade é educador físico / Foto: Arquivo pessoal

Olá,

Tenho observado atualmente um aumento expressivo de pessoas buscando atividades físicas que fujam das linhas de treinos mais conhecidas como musculação, aulas de bike, jump, Gap...

A meu ver estas novas opções como funcional, crossfit, calistenia... Podem produzir efeitos significativos em níveis de composição corporal, resistência, força, explosão muscular e muitos outros benefícios.

Mesmo com todos os benefícios citados é de extrema importância a busca por profissionais bem capacitados para a orientação deste tipo de treinamento.

Vamos usar o Crossfit como exemplo, atividade que “explodiu” de forma viral pelo Brasil e pelo mundo.

Crossfit é uma atividade física que engloba movimentos funcionais, de alta intensidade e de variações constantes. Devido à prática crescente em todo o mundo, cada vez mais tem despertado o interesse de profissionais de saúde e dos próprios praticantes a respeito das lesões.

Uma busca na literatura revelou que até o presente momento as taxas de lesões de praticantes de Crossfit (3,1 lesões a cada 1.000h de prática) são semelhantes ou menores do que outras modalidades.

As regiões mais acometidas foram ombro, coluna lombar e joelho, respectivamente. Os estudos a respeito das lesões na modalidade ainda são escassos e precisam ser melhor explorados.

Como em qualquer atividade física, é fundamental que o treino seja bem planejado, com intensidade e duração adequadas e sempre sob supervisão de um profissional de Educação Física especializado, para que o indivíduo obtenha os efeitos desejáveis do treinamento e reduzindo consideravelmente a chance de qualquer tipo de lesão.

Vale lembrar aqui que toda e qualquer atividade física quando feita em alta intensidade e volume aumentam consideravelmente os riscos para saúde em níveis físicos.

Como sempre, fica aquela questão para respondermos a nós mesmos.

Por que escolhi tal atividade física para me auxiliar em meus resultados? E mais, se a escolhi o quanto de informação em artigos científicos e meios sérios tenho buscado para me auxiliar no entendimento sobre esta escolha e seus potencias efeitos em meu organismo?

Lembremos sempre que somos os responsáveis por nossa própria saúde e qualidade de vida, sendo assim, precisamos sim buscarmos informações sobre tudo que agregamos em nossas vidas.

 

Comentários

Go Ahead Sports

Por Tiago Andrade

Agenda

+ eventos