Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
Bondeconomia - Por Fernando Bond

Bondeconomia Por Fernando Bond

Bondeconomia - Por Fernando Bond

MOTORES WEG AJUDAM BRASÍLIA A ENFRENTAR A SECA DOS PRÓXIMOS MESES

Publicado em 14/05/2018 Comente!

Evandro Baldin / Foto: Divulgação

Evandro Baldin / Foto: Divulgação

Estive em Brasília durante toda a semana e a grande preocupação dos moradores da cidade é que não há previsão de chuva para os próximos dias – e assim a secura pode continuar até meados de setembro. Por isso é boa notícia para os brasilienses de que uma empresa catarinense, a multinacional WEG, forneceu à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) um pacote de quatro motores W50 de média tensão, com 800HP, para as estações de bombeamento de água da Capital Federal. Essas estações fornecem até 750 litros de água por segundo para mais de 200 mil pessoas.  Especialmente projetados para essa aplicação, esses motores foram acoplados às bombas centrífugas da Imbil, tradicional fabricante de bombas.

O W50 é um motor de média tensão desenvolvido para aplicações industriais de forma a garantir excelente performance e confiabilidade em condições severas de operação.  A forma como foi projetado resultou em um motor compacto, com alta densidade de potência e baixa manutenção. Além disso, esse motor se destaca pela sua alta resistência mecânica, operação de longa duração, baixos níveis de vibração e eficiência superior.


JUNIOR ACHIEVEMENT FAZ 21 ANOS

Difusora do empreendedorismo juvenil em 108 países, a Junior Achievement completa 21 anos de atuação em Santa Catarina nesta semana. “Neste período a entidade envolveu mais de 14 mil voluntários que inspiraram, através de seus conhecimentos e experiências, 532 mil jovens catarinenses entre 8 e 25 anos de idade. São desenvolvidos 17 programas educacionais em mais de 300 escolas públicas e privadas de 58 cidades do Estado”, resume Evandro Badin, diretor-executivo da entidade. Mantida e administrada por empresas e entidades privadas e através de metodologias próprias, desenvolvidas e experimentadas em mais de 30 idiomas mundo afora, a Junior Achievement torna-se um bom exemplo do quanto a educação empreendedora é essencial e pode ser bem assimilada pelos jovens, além da disposição dos brasileiros para o voluntariado. Nesta entrevista à coluna, Badin avalia a trajetória da instituição.


Qual o principal saldo nestes 21 anos de atuação da Junior Achievement em SC?

Badin - Nossa recompensa é a percepção da gradativa ampliação de consciência das empresas acerca do seu papel social. A agenda passa a contemplar o tema da responsabilidade socioambiental. Outra grande conquista é a ação crescente do voluntariado corporativo, as pessoas que integram estas empresas atuando na educação, sentindo-se úteis, comprometidas com os resultados e orgulhosas por fazer parte de organizações que acreditam na missão da entidade.

Santa Catarina tem uma cultura empreendedora muito singular. Isso tem algum impacto positivo nas ações da Junior Achievement?

Badin – Temos um terreno muito fértil para atuar, considerando que o empreendedorismo em Santa Catarina é um traço cultural e familiar. Centenas de grupos empresariais poderosos da atualidade começaram a partir de esforços individuais ou de pequenas empresas familiares. Os dirigentes sabem da importância do trabalho e tem uma lógica pautada pelo mérito. Precisamos, cada vez mais, garantir que a transmissão de conhecimentos e experiências aconteça com qualidade para as novas gerações.


Foto: Roberto Castro

DOMÉSTICO

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, levou para a 95ª reunião do Fornatur (foto acima), em primeira mão, a prévia da campanha de promoção do turismo doméstico. No encontro, em Brasília, Lummertz explicou que a ideia é contar com a colaboração dos secretários e dirigentes estaduais de Turismo para aprimorar as peças publicitárias a serem divulgadas ao público ainda em maio. A linha trabalhada reforça a importância do turismo para a geração de empregos e a diversidade da oferta turística brasileira, que reúne atrativos de várias partes do mundo.

COM O TRADE

Para ampliar a visibilidade da campanha, o Ministério do Turismo vai apostar na mobilização do trade, disponibilizando materiais como adesivos que podem ser usados nas fachadas das agências de viagem ou hotéis, por exemplo. “Como o recurso é limitado, temos de unir esforços para mostrar a importância do nosso setor à geração de empregos”, afirmou o ministro. O lema da campanha é “Turismo no Brasil - Nosso trabalho gera empregos”.

PACTO NACIONAL

O presidente do Fornatur, Gustavo Arrais (à esquerda do ministro na foto), secretário de Turismo de Minas Gerais, reforçou a importância do Ministério do Turismo, as secretarias e órgãos estaduais de Turismo estarem alinhados. “Temos um ministro técnico, que sabe o que fala com propriedade, e precisamos aproveitar ao máximo este momento”, destacou. Representantes da Embratur também apresentaram a linha preliminar da campanha promocional que será desenvolvida na Rússia, durante a Copa do Mundo. “É importante destacar que estamos abertos a críticas e sugestões”, salientou a nova presidente da Embratur, Teté Bezerra (à direita).


Foto: Gamaliel Basilio/TJ

Economistas

O presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-SC), Alexandre Flores, e o coordenador do Núcleo de Perícias Econômicas da entidade, André Koerich, estiveram reunidos (foto) com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, para disponibilizar o serviço de pareceres técnicos econômicos e financeiros oferecidos pelos economistas e muito utilizado em demandas judiciais. A intenção do Corecon é incentivar a busca por seus profissionais para atuação em perícias necessárias nas ações em trâmite no judiciário catarinense. Encontro semelhante já havia sido realizado com a OAB-SC.

YPY ROCK

Há cinco anos no mercado, a YPY Sorvetes Premium conquista parcerias importantes em todos os cantos do país. A mais recente é a aprovação do produto para o cardápio do badalado Hard Rock Café Curitiba, única unidade no país. Conhecido por proporcionar experiências incríveis aos fãs do rock’n roll, com sensações inspiradas na música e em sabores vibrantes, agora também oferece os Sorvetes Premium da YPY nos sabores chocolate e baunilha. Em breve, a parceria vai mais longe: o Hard Rock Café anuncia para junho a abertura da segunda casa no país, em Gramado, em junho. 


Sorvetes YPY / Foto: Rafaela Martins

SODEXO

Há alguns dias a YPY fechou contrato nacional com uma das maiores empresas de restaurantes e vale-alimentação do mundo, a Sodexo, que está há 40 anos no Brasil, onde tem 35 mil colaboradores, cerca de 2 mil unidades operacionais e serve 1,5 milhão de consumidores diariamente. “Foi nossa a sobremesa do almoço festivo da empresa em Porto Alegre, que reuniu cerca de 350 pessoas”, conta Marcelo Kuerten Baracuhy, diretor de desenvolvimento de produtos da YPY.

 

Comentários

Bondeconomia

Por Fernando Bond

Agenda

+ eventos