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Bondeconomia - Por Fernando Bond

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CONCEITO DE ‘MAR INTELIGENTE’

Publicado em 27/11/2017 Comente!

FOTO LOCAL TCM TIJUCAS CRÉDITO: FERNANDO BOND

FOTO LOCAL TCM TIJUCAS CRÉDITO: FERNANDO BOND

O Tijucas Marine Center carrega o conceito ‘smart sea’: espaço de convivência e produção relacionado exclusivamente ao mar, num dos mais belos lugares da orla de SC (foto). De acordo com o empresário Álvaro Ornelas, diretor geral do TMC, o complexo será desenvolvido com base no conceito da Lauderdale Marine Center – principal marina de reparação de iates da América do Norte, na Flórida – para oferecer a mais moderna e eficiente estrutura de serviço náutico para embarcações de lazer da América Latina. Serão cinco etapas. A primeira, programada para o primeiro trimestre de 2018, vai preparar a área para receber investimentos da indústria e de empresas que comercializam produtos náuticos, com a estruturação de 137 terrenos de mil a 30 mil metros quadrados. Quando concluído, o TMC vai gerar 4 mil empregos diretos, grande parte mão de obra especializada com formação nos cursos oferecidos no próprio complexo. Segundo o empresário, o empreendimento foi projetado para atender às principais demandas do mercado em relação à economia do mar de SC e do Brasil. 

SC TERÁ CENTRO NÁUTICO COM  A MAIS MODERNA ESTRUTURA  DE SERVIÇOS DA AMÉRICA LATINA

O conceito é de um projeto completamente inovador para o Brasil, um ecossistema de negócios, conservação ambiental e uma economia voltada para o mar e para o latente potencial náutico de SC. Apresentado oficialmente na semana passada, o Tijucas Marine Center (TMC) cria uma nova motivação para representantes do setor náutico e estudiosos na área de planejamento urbano. A apresentação do empreendimento teve a assinatura do convênio entre a Univali e a Quasar Design University – universidade italiana com sede em Roma – para a implantação de um centro de design náutico em SC e das parcerias com a ONG francesa Planeta d’O e o Instituto Anjos do Mar do Brasil (IAMB), afiliado ao Instituto Rescue Maritime International. De acordo com o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação, Turismo e Lazer da Univali, professor Renato Buchele Rodrigues, a parceria é importante porque faz com que a universidade traga para o estado um curso pioneiro de pós–graduação com certificação internacional. “Estamos ampliando a nossa atuação dentro do setor de design e colaborando para esse ecossistema que se instala em Tijucas”, destacou. Para Sônia Mara Passot, vice-presidente do Planeta d’O, junto com a oportunidade de apresentar o acervo do mergulhador Pierre Passot, a ONG quer trazer para Tijucas todo um conceito educacional. Ela explica que a parceria é a oportunidade de estabelecer o projeto de um museu do mergulho, que terá, na inauguração, a presença do próprio Passot. Já Marcelo Assumpção Ulysséa, diretor executivo do Instituto Anjos do Mar, destaca a oportunidade de crescer junto com o TMC. “Qualquer empreendimento que tenha esta visão de incluir a parte de proteção ambiental e de segurança náutica sai na frente do ponto de vista ambiental. Eu não tenho notícias de um empreendimento que começou desta forma, cuidando das questões de segurança e do meio ambiente”, pontuou. 

FALANDO NISSO

“O propósito é potencializar a indústria náutica, o comércio, os serviços e o turismo náutico em um único espaço, criando um conceito de ‘one stop point’ e gerando um ecossistema de negócios totalmente voltado ao potencial náutico do litoral do Brasil” Álvaro Ornelas, diretor do Tijucas Mariner Center .

BOA NOTÍCIA

A notícia da semana para o setor produtivo veio de Blumenau, onde o governador Raimundo Colombo palestrou para empresários do setor têxtil da região, em encontro organizado pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), com apoio da Fiesc, Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib) e Intersindical Patronal. Colombo reafirmou o compromisso de não aumentar os impostos. Falando sobre os piores momentos da recessão, o governador disse que eram dois caminhos para conter a crise: aumentar impostos ou fazer reformas. “Decidimos pelos mais difíceis, que são a reforma da previdência, a renegociação da dívida dos estados com a União e não aumentar impostos, enquanto 21 estados fizeram. Não acho justo e temos é que reduzir e não aumentar, a exemplo do que fizemos no agronegócio”.  

ESCOLA RURAL

FOTO GOVERNADOR NO ÔNIBUS

CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

E o governador esteve com o secretário de Educação, Eduardo Deschamps na entrega de 10 ônibus Mercedes-Benz pelo Grupo DVA para ampliar a frota do transporte escolar rural.  Vão atender alunos de Ascurra, Caçador, Garuva, José Boiteux, Lages, Luiz Alves, Rio Rufino, Santa Rosa de Lima, Santa Terezinha do Progresso e Salete, cuja prefeita, Solange Schlichting, recebeu simbolicamente as chaves. Junto com o presidente do Grupo DVA, Paulo Toniolo (à direita), o secretário, a prefeita e o governador foram conhecer o ônibus, que foi adaptado de acordo com especificações exigidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  

 

Bom exemplo

Consumidores catarinenses deram um exemplo para o Brasil no combate ao desperdício de energia elétrica: em menos de um mês do lançamento do Projeto Prioritário de Eficiência Energética da Aneel, o estado teve 100% de adesão no programa que incentiva a substituição de motores elétricos na indústria, comércio, serviços, propriedades rurais, condomínios residenciais e poder público. Desenvolvido pela Celesc, o ‘Bônus Motor’ atingiu toda a verba de R$ 6,5 milhões destinada pela distribuidora. Quase 180 consumidores serão beneficiados com o bônus que representa até 40% do valor do motor. A empresa que faz a gestão do programa é a WEG, que além de fornecer os equipamentos, se encarrega do descarte adequado dos antigos.  

 

FALANDO NISSO

“Serão mais de 2.400 motores elétricos substituídos, o que equivale a mais de 32 GWh/ano, energia suficiente para abastecer 13.538 residências por um ano”

Fernando Garcia, diretor de Vendas da WEG América do Sul.

DEU PUDIM                                                                                           

O pudim de leite foi o escolhido por 53% dos consumidores no concurso online realizado pela Paviloche para que eles escolhessem o sabor do novo sorvete lançado pela empresa. Intitulada Batalha de Sabor, a ação colocou em disputa três opções: pudim de leite, cuca de banana e torta de maçã. O vencedor já está nos 3 mil pontos de venda Paviloche de Santa Catarina e Paraná.  

AÇÃO SOCIAL

A Fenabrave-SC lança o Prêmio Concessionária Solidária do Ano para reconhecer e destacar empresas associadas que desenvolvem ações sociais e sustentáveis em benefício da comunidade. O prêmio é de R$ 10 mil para aplicação nas próprias ações da vencedora. Para participar basta preencher formulário pelo site www.concessionariasolidaria.com.br. A Fenabrave-SC representa 650 concessionárias, que contribuem com 5% da arrecadação estadual e empregam 16 mil trabalhadores.  

 

 

 

 

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