Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
Bondeconomia - Por Fernando Bond

Bondeconomia Por Fernando Bond

Bondeconomia - Por Fernando Bond

CONQUISTA DE ALUNOS DO SENAI É O SUCESSO DE SC NA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

Publicado em 31/10/2017 Comente!

CRÉDITO: FERNANDO BOND

CRÉDITO: FERNANDO BOND

Não faltou emoção na homenagem feita pela Federação das Indústrias aos estudantes catarinenses que conquistaram medalhas na WorldSkills Competition 2017, a olimpíada internacional de educação profissional realizada em Abu Dhabi, Emirados Árabes. Com o auditório Milton Fett lotado, um casal se destacava por sua simplicidade ao fundo da plateia: Carmem Lúcia e Antonio Gruner (à direita na foto), pais do medalhista de ouro Bruno Gruner (com a placa). Os dois são a mais perfeita tradução da mãe e do pai que o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte (à direita de Bruno), considera fundamentais para o sucesso do Movimento Santa Catarina pela Educação, criado por ele: gente que acompanha os estudos dos filhos e os incentiva a evoluir na carreira escolar e profissional. Eles moram na pequena São João do Itaperiú, de menos de 4 mil habitantes, a 10 quilômetros de Barra Velha e mandaram o filho para estudar no Senai em Jaraguá do Sul, a 50 quilômetros. A presença de Carmem Lúcia e Antonio emocionou muita gente, assim como o discurso de Bruno: “O Brasil é conhecido por muitas coisas ruins, como violência e corrupção, mas lá mostramos que o Brasil de fato tem coisas boas”, disse ele. “Sou muito grato por essa oportunidade [do Senai]. Não cheguei aqui sozinho. Há toda uma equipe, que contribuiu para essa conquista”, destacou Bruno, que falou em nome dos homenageados. “Consegui chegar na prova bem preparado. Esse meu ouro é um símbolo valioso e quer dizer muita coisa pessoalmente e profissionalmente. Ser o melhor do Brasil já é muita coisa e provamos que SC está muito bem pelo grande resultado que conquistamos”. 

UMA EQUIPE BASTANTE AFINADA

Ex-aluno do Senai em São Bento do Sul, o presidente da Assembleia, deputado Silvio Dreveck (à esquerda de Bruno), também participou da homenagem, assim como o vice-presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar (E), e o vice-presidente da região do Vale do Itapocu, Célio Bayer. Além de Bruno, ouro em Polimecânica e Automação, foram medalhistas de excelência (700 pontos ou mais) Rodrigo Keller (Joinville, em Fresagem CNC), Ana Carolina Gomes Jacinto (Blumenau, em Vitrinismo), Eric Cristhiano Marcelino da Silva (Tubarão, em Web Design) e Rafael de Borba (Palhoça, em Manutenção de Aeronaves). Também foram reconhecidos professores treinadores, coordenação e apoio: André Leopoldino, Maristela Alves (coordenadores de Olimpíada de Conhecimento), os professores Rodrigo Campos (Palhoça), Alexander Strenner (Jaraguá do Sul), Bruno Ângelo Medeiros (Tubarão), Daniel de Aviz e Dinor Martins Junior (Joinville), Cristiani Maximiliano e Vitória Prado dos Santos (Blumenau), Cleder Bez Batti (Itajaí) e a intérprete Karina Takemura (direção regional). No final da reunião, uma palestra do economista-chefe do Banco Votorantim, Roberto Padovani, aumentou a injeção de ânimo nos industriais: “O momento agora é de estar preparado para o novo ciclo. Ponham na cabeça de vocês que a economia vai voar. O momento de investir é agora. Está barato”, afirmou Padovani.

QUADRA 44  

FOTO: DANIEL SILVA, QUADRA

CRÉDITO: DIVULGAÇÃO
                                                                                                                                                                               Uma das mais tradicionais agências do mercado publicitário catarinense, a Quadra Gestão de Ideias, está fazendo 44 anos de fundação. Uma das suas principais características é que nessas mais de quatro décadas a agência se reinventou muitas vezes e foi responsável pela comunicação de importantes marcas, criando ‘cases’ que marcaram a história da propaganda de SC. “A comunicação está sempre em evolução, vivemos uma eterna mudança na busca de melhor falar com os consumidores e levar resultado para nossos clientes. Hoje, as agências não podem oferecer o mesmo jeito de trabalhar e pensar que ofereciam há cinco, dez anos. Os clientes esperam mais, procuram conhecimento e consultoria de uma forma geral”, diz Daniel Silva (foto), presidente da Quadra.  
 

FALANDO NISSO  
 

“Não podemos mais nos limitar apenas à área da comunicação. Transformamo-nos em verdadeiros gestores de ideias em busca de soluções para nossos clientes”

Daniel Silva, presidente da Quadra Gestão de Ideias  
 

ASSESSORES     

Potencializar e contribuir para a melhoria da comunicação pública, principalmente das prefeituras catarinenses. Esse é o objetivo do 2º Seminário Catarinense de Comunicação Pública, 22 a 24 de novembro, no Hotel Canasvieiras Internacional, em Florianópolis. O evento, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), está com inscrições abertas em http://egem.org.br/detalhe/?id=396. Na programação palestras, discussões e apresentação de cases nacionais e estaduais sobre os desafios de quem atua na comunicação de órgãos públicos.  
 

IMBITUBA       

                                                                                                                                                                                     A Santos Brasil, maior empresa brasileira de terminais portuários, estaria colocando à venda seus ativos em Imbituba, onde tem um terminal de contêineres – arrendado em 2008 – e outro de carga geral. Desde o arrendamento a empresa diz ter dificuldades para fazer essa unidade decolar. A capacidade ociosa seria gigantesca frente à oferta de carga.  

Gastronomia                                                                                 

Por três dias Florianópolis será o polo nacional do setor de bares e restaurantes no 30° Encontro Nacional Abrasel, entre 7 e 9 de novembro. O tema será O Futuro da Gastronomia Brasileira Começa Aqui – Tecnologia, Produtividade e Inovação. A meta é unir empresários, profissionais e fornecedores do segmento de todo o país para que troquem experiências, ampliem seus canais de relacionamento e procurem inovações aos seus estabelecimentos. Para Raphael Dabdab (foto), presidente da entidade em SC, Florianópolis é o local ideal para este tipo de reunião, já que hoje a Ilha de Santa Catarina é conhecida como um dos polos tecnológicos mais importantes do país. “Estamos unindo os dois setores – bares e restaurantes e tecnologia – na procura por soluções que otimizem nosso trabalho, reduzam custos e tragam mais satisfação aos clientes”, afirma Dabdab.  



NA MESA 

FOTO RAPHAEL DABDAB ABRASEL

CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

E, a partir de 2018, Jaraguá do Sul terá um festival gastronômico para chamar de seu. O Food Experience, promovido pelo Sebrae, em parceria com a Associação Empresarial (Acijs), tem como objetivo apresentar para a comunidade e turistas um serviço diferenciado. “Queremos que as pessoas tenham uma experiência culinária. Para isso, estamos capacitando os empresários do ramo, como lanchonetes, restaurantes, hotéis e panificadoras”, conta Jaime Arcino Dias Junior, coordenador do Sebrae Regional Norte. Previsto para as três primeiras semanas de abril, o Food Experience reunirá mais de 20 empresas. Na primeira etapa do projeto, foram realizados workshops, palestras e consultorias. “Não importa o valor, o cliente sempre procura por uma experiência diferenciada. Com o evento, vamos fomentar o turismo da região e fortalecer os negócios”, afirma Jaime.  

 

 

Comentários

Bondeconomia

Por Fernando Bond

Agenda

+ eventos