Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
Bondeconomia - Por Fernando Bond

Bondeconomia Por Fernando Bond

Bondeconomia - Por Fernando Bond

NAVIOS DE CRUZEIRO PODEM DAR R$ 45 MILHÕES A BALNEÁRIO CAMBORIÚ NA TEMPORADA

Publicado em 02/10/2017 Comente!

CRÉDITO: FERNANDO BOND

CRÉDITO: FERNANDO BOND

As escalas de navios de cruzeiro que atracarão em Balneário Camboriú em 2017 e 2018 foram apresentadas ao trade turístico da cidade na sede da Marina Tedesco, promoção do Grupo Tedesco e Bontur Bondinhos Aéreos. A partir de novembro Balneário Camboriú começa a receber 81 mil turistas nacionais e estrangeiros em 20 escalas confirmadas pelas operadoras Costa, MSC e Pullmantur. Esse reforço ao turismo catarinense só foi possível pela inauguração em 2016 do Atracadouro Barra Sul, que recebeu o MSC Preziosa (na foto, o interior de salões do navio) em abril deste ano para a manobra-teste. “O envolvimento do trade turístico é fundamental nesta nova etapa e nossa cidade dá um salto na indústria turística, com ganhos sociais e econômicos inestimáveis”, afirma o secretário de Turismo Miro Teixeira. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que o tíquete médio dos turistas que viajam de navios de cruzeiro aumentou cerca de R$ 100 em cada escala, em comparação à última temporada. Agora a média é de R$ 559 per capita, o que significa que Balneário Camboriú poderá movimentar mais de R$ 45 milhões durante a temporada. As informações sobre a pesquisa foram divulgadas pelo presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia/Abremar), Marco Ferraz, que também se reuniu com o trade turístico local. De acordo com Ferraz e com o empresário Júlio Tedesco, a região Sul é a segunda mais procurada pelos turistas brasileiros que viajam em cruzeiros, depois do Nordeste. Com a entrada de Balneário Camboriú no mercado e a oferta de minicruzeiros, que também incluem escalas em Porto Belo, a expectativa é que esse fluxo aumente.  

 

ATRAÇÃO PARA TURISTA LOCAL

O trade turístico de Balneário Camboriú também foi informado que já há pelo menos metade das escalas previstas para esta temporada confirmadas para o ano que vem, entre final de 2018 e os primeiros meses de 2019, o que abre a perspectiva de um movimento recorde. A presença de Marco Ferraz também foi muito importante por ele ter anunciando uma ação da sua entidade junto ao Grupo Tedesco e à prefeitura de Porto Belo para viabilizar o alfandegamento, que permitirá a escala de navios que voltam do Mercosul nos terminais catarinenses. Para isso, é preciso que o Governo Federal emita uma portaria para autorizar o alfandegamento de trânsito especial para terminais que não receberão embarque ou desembarque de passageiros. Porém, isso só deve acontecer no ano que vem. De acordo com o calendário de escalas divulgado ao trade turístico, Balneário Camboriú receberá o MSC Preziosa duas vezes em novembro, nos dias 21 e 27.  Em dezembro, o mesmo navio retorna no dia 2 e depois o Sovereign, da Pullmantur, atraca nos dias 17 e 27.  O Sovereign volta quatro vezes em janeiro e no dia 29 a Costa Cruzeiros faz sua estreia na cidade. Em fevereiro serão cinco escalas do Sovereign e da Costa Cruzeiros, em março outras quatro (sendo três do MSC Preziosa) e no dia 7 de abril este mesmo navio encerra a temporada. Um aviso aos não navegantes: a chegada de um navio de cruzeiro é sempre um belo espetáculo. Vale a pena um passeio até Balneário Camboriú para aproveitar a festa. 

 

ACELERADORA

 

FOTO BENYAMIN FARD SPIN

CRÉDITO: WEART/DIVULGAÇÃO

 

Um dos principais polos industriais de SC, Jaraguá do Sul ganha uma aceleradora de startups, a Spin Exponential Business. A empresa vai estimular o surgimento e o amadurecimento de negócios inovadores e pretende também contribuir para diversificar a matriz econômica da região Norte, ajudando indústrias a serem mais competitivas. “É um espaço físico jovem e criativo que também tem investidores e empresários residentes”, explica o CEO Benyamin Fard (foto). (457)

 

SIXDOO

Falando em startups de Jaraguá do Sul, o Sixdoo foi um dos selecionados do Link Lab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). A startup jaraguaense, com foco no varejo, será mentorada pelo Grupo Nexxera, líder nacional em transações eletrônicas e tecnologia para o mercado financeiro. Durante quatro meses, a equipe receberá auxílio do Nexxera em relação a conhecimento tecnológico e outras possibilidades de inovação. “Assim, esperamos que o Sixdoo crie cada vez mais força, incorpore novas tecnologias e traga mais resultado para os nossos clientes”, explica o CEO da startup, Kelwin Eggert. (660)

 

NEXXERA

O Grupo Nexxera é patrocinador cofundador do Link Lab. Além da marca, o programa ainda conta com outras empresas patrocinadoras, como Ambev, Brognoli, Engie, Faculdade Cesusc, Flex, Marisol, Qualirede e Teltec Solutions. Sediada em Florianópolis, a Acate reúne 11 polos tecnológicos em SC, contando com mais de mil empresas associadas. Para Edson Silva, presidente do Grupo Nexxera, a mentoria é um grande diferencial para os negócios. “Estamos entusiasmados por nos tornarmos mentores do Sixdoo. O fomento de negócios inovadores vai ao encontro da filosofia do Grupo Nexxera, pois sabemos o quão enriquecedor este processo pode ser para as novas ideias”.   

 

Para câncer                                                                                                                                              

Inovação catarinense para o mundo: um grupo de pesquisa da UFSC desenvolveu um implante, fabricado por impressão 3D, que libera localmente remédios quimioterápicos. As possibilidades de tratamento de diversos tipos de câncer incluem aplicar os medicamentos no interior do tumor, nas suas proximidades ou no ponto onde ele foi retirado, diminuindo o sofrimento dos pacientes em tratamentos de quimioterapia. A tecnologia foi concebida pelo grupo coordenado pelo professor Gean Salmoria, que inclui o Núcleo de Inovação em Moldagem e Manufatura Aditiva (Nimma) com a colaboração do Laboratório de Engenharia Biomecânica do Hospital Universitário e do departamento de Farmácia da Unisul, financiada parcialmente pelo CNPq e Pronex/Fapesc.  

SORVETE

 

Você já se imaginou escolhendo o próximo produto da sua marca preferida? É isso que propõe a ação lançada pela catarinense Paviloche, intitulada de “Batalha de Sabor”, para comemorar o mês do sorvete. Até 8 de outubro o público poderá entrar no site da empresa, no endereço www.paviloche.com.br/pavilover, e escolher qual será o novo sabor de sorvete da marca: pudim de leite, cuca de banana ou torta de maçã. “A Batalha de Sabor foi desenvolvida com base nos videogames arcade dos anos 1980 e 1990. Com os personagens, a ideia é criar empatia e um saudável clima de disputa entre os consumidores”, explica o diretor da Paviloche Douglas Pavinato.  

                           

FGM PREMIADA                                                                                                                                                                

A FGM Produtos Odontológicos recebeu o Prêmio Abre da Embalagem Brasileira 2017. A empresa de Joinville foi reconhecida como uma das duas melhores companhias brasileiras na categoria Embalagens de Produtos para Exportação, com a linha de Clareadores Whiteness. 

Comentários

Bondeconomia

Por Fernando Bond